Massacre do Carandiru: tribunal extingue penas de policiais após validar perdão concedido por Bolsonaro

Um júri popular havia condenado mais de 70 agentes da PM-SP pela tragédia no sistema penitenciário brasileiro

PMs acusados por Massacre do Carandiru
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – A 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) extinguiu as penas de todos os policiais condenados pelo massacre do Carandiru. Um júri popular condenou 74 policiais militares pelo assassinato de 111 presos após uma rebelião no pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, em 1992, mas eles ainda não haviam começado a cumprir suas penas.

De acordo com informações publicadas nesta terça-feira (8) pelo blog do Fausto Macedo, as penas foram extintas porque o Órgão Especial do TJ, composto pelos 25 desembargadores mais antigos do tribunal, declarou constitucional a decisão de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, quando ele concedeu o indulto (perdão) aos policiais.

O Ministério Público de São Paulo pode recorrer. Uma ação sobre a constitucionalidade do indulto está sendo analisada no Supremo Tribunal Federal (STF), sem previsão de julgamento.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 1 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias