247 – O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez nesta terça-feira (23) um discurso contundente na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Em sua última participação no cargo, o chileno gerou reações do plenário ao pedir que a dor causada pelo conflito em Gaza não seja transformada em ódio, mas em busca de justiça internacional.
“Um dos problemas que enfrentamos como humanidade é que muitas vezes a dor gera ódio. Mas devemos enfrentar e combater com toda nossa força o ódio. Transformar a ânsia de odiar em desejo de justiça. Não fazer nenhuma concessão à violência”, declarou Boric, recebendo aplausos de diversos chefes de Estado.
Em seguida, o presidente citou nominalmente o primeiro-ministro de Israel:
“Não quero ver Netanyahu destruído por um míssil com sua família; quero vê-lo julgado em um tribunal internacional, ao lado dos responsáveis pelo genocídio contra o povo palestino.”
O discurso ocorre em meio à crescente pressão global por responsabilização do governo israelense, acusado de limpeza étnica e crimes de guerra na Faixa de Gaza, onde mais de 65 mil palestinos foram mortos em quase dois anos de ofensiva.
Boric, que deixa o poder em março de 2026, tem sido uma das vozes mais firmes da América Latina em defesa da Palestina e da aplicação do direito internacional contra crimes cometidos por Israel.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:







Participe da discussão