CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fernando Lionel Quiroga avatar

Fernando Lionel Quiroga

É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na área de Fundamentos da Educação. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

30 artigos

blog

Terrorismo na Praça dos Três Poderes: a antiestética da subserviência

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Eles queriam a intervenção federal, e eles a receberam.

Basta uma breve reflexão sobre o complexo de vira-latas para que nos perguntemos: como é que a americanização, preponderante no bolsonarismo, não iria fazer sua própria versão do Capitólio em Brasília? A cópia dos radicais de extrema-direita americanos, perceptível inclusive na indumentária dos brasileiros de alma corroída - os mesmos que ultimamente vêm passando ao resto do Brasil e do mundo uma imagem profundamente vexatória - ao afirmarem, por exemplo, que Macron é comunista (como tudo o que não se encaixa no fascismo bolsonarista), de dividirem eventos insólitos de uma realidade paralela, como a dos celulares na cabeça pedindo ajuda às luzes do céu, ou de se ajoelharem diante de pneus etc. - é desde sempre autoevidente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passou da hora de cobrar-lhes a retomada de juízo, e a loucura tomou conta também de seus corpos, que agora mostram em atos suas piores consequências.

O lugar de descanso (ou de fuga) do seu líder, o ex-presidente Bolsonaro, serve de alento e alimento para a sustentação desse tipo de patriotismo às avessas, contrário a tudo o que evoca a essência desta palavra. É que, de lá, ele emana o tipo de energia que põe em movimento a musculatura golpista: primeiro, esquivando-se da liderança; segundo, abandonando-os à própria sorte - traços típicos de uma cultura em plena decadência, sintetizada em um “salve-se quem puder” e em um “façam justiça com as próprias mãos”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As consequências dos atos terroristas na Praça dos Três Poderes é o subproduto do abandono de uma liderança que, na verdade, nunca existiu. A constatação, mesmo que em um nível inconsciente, de que nunca houve um líder, encerra o ato da histeria coletiva, forjada nas paralisações das rodovias após a derrota de Bolsonaro em 30 de outubro do ano passado, e nos acampamentos golpistas na frente dos QG (quartéis generais). Na ausência de qualquer tipo de orientação, consequência direta da ausência do líder, a única peça de orientação do grupo é o ódio ao Lula: expressão-síntese de um ódio estrutural de classe; o ódio ao nordestino, ao pobre, ao preto, ao índio. Ao faminto. 

Lula é a síntese mais bem elaborada das minorias; é aquele que mais encarna a democracia brasileira por ser ele mesmo a  prova viva da luta pelos direitos fundamentais, da luta pelos princípios mais caros da Carta Magna. Lula é a Constituição que anda. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na contramão, o falso líder insiste na mensagem, sem minimamente refletir em seu potencial autoincriminatório, de que “sempre atuou dentro das quatro linhas da constituição”, como se isso bastasse para livrá-lo de qualquer tipo de responsabilidade. O que se sabe, no entanto, é que a possibilidade de que ele seja preso se torna a cada dia mais palpável ,embora, desde a derrota para Lula, Bolsonaro venha demonstrando um exponencial temor de ser preso. A mensagem é autoincriminatória, pois sempre aparece quando, por A+B, se aponta o dedo para ele em tom acusatório sobre atrocidades ocorridas no Brasil nos últimos anos.

Mais cedo ou mais tarde, ele deverá responder. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cada momento a radiografia do movimento golpista deixa clara a sua anatomia. Trata-se da experimentação da barbárie levada às últimas consequências. Tudo é válido com tal que o núcleo da democracia seja atacado de modo brutal, o que culmina na exposição do lado mais obscuro do espírito humano; uma queda brusca em direção à barbárie. O que está em jogo é o ataque da face mais monstruosa do mercado que, sob o formato da extrema-direita, têm se insurgido contra os valores democráticos e o fortalecimento do Estado. É a renovação do neoliberalismo golpista que promoveu ditaduras nos principais países sul americanos entre os anos 1950-1970 (Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).  Daí que não é difícil entender porque o agronegócio, interessado na escalada do dólar, é um dos principais financiadores dos atos terroristas. Ademais, é inadmissível aceitar um pedido de desculpas vindo de qualquer autoridade, justamente porque não faltaram mensagens que se espalharam durante toda a semana, anunciando a invasão. Fora a negligência das autoridades que vem fazendo pouco caso das manifestações de cunho antidemocrático, o que as torna cúmplices dos ataques perpetrados contra a democracia.

O medo costuma se manifestar por meio de dores abdominais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO