Ursula von der Leyen pede suspensão do livre comércio da União Europeia com Israel

Denunciado por genocídio, o governo israelense expande as ofensivas no Oriente Médio

Ursula von der Leyen
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu a suspensão do comércio livre com Israel, que é o responsável direto pelo genocídio que deixou mais de 64 mil palestinos mortos na Faixa de Gaza desde outubro de 2023. De acordo com a dirigente, existe uma “dolorosa” incapacidade da Europa de responder à guerra em Gaza e ao subsequente desastre humanitário.

Em seu discurso, von der Leyen criticou os planos para assentamentos ilegais que dividirão a Cisjordânia ocupada ao meio. “Tentativa clara de minar a solução de dois Estados”, disse ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França.

A presidente da CE afirmou que a Comissão Europeia suspenderia o comércio com Israel, mas continuaria a parceria com fundos destinados a grupos da sociedade civil e ao centro memorial do Holocausto Yad Vashem.

A Comissão também apresentaria propostas para implementar sanções contra ministros extremistas israelenses e colonos violentos na Cisjordânia.

Números

A União Europeia é o maior parceiro comercial de Israel, com uma troca anual de bens e serviços no valor de €68 bilhões. Críticos da abordagem da UE têm defendido que o bloco use o poder econômico: enquanto 32% do comércio global de bens de Israel é com a UE, o país do Oriente Médio representa somente 0,8% do comércio de bens da UE.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Acompanhe as
últimas notícias