CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Argentina vai explorar Palermo Aike, uma das principais jazidas de hidrocarbonetos

Um dos objetivos do governo argentino é consolidar o país como exportador regional e global de energia

(Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik Mundo - Localizada no sul do país e com uma extensão de 12.600 quilômetros quadrados, Palermo Aike é a segunda formação de hidrocarbonetos não convencionais mais importante da Argentina, superada apenas por Vaca Muerta. O projeto promete gerar mais de 10 bilhões de barris de petróleo ou "a produção da Argentina por 50 anos".

A Argentina tem como alvo Palermo Aike, uma formação geológica localizada ao sul da província de Santa Cruz que promete novas reservas potenciais de petróleo. O depósito cobre uma área de 12.600 quilômetros quadrados, o que o torna a segunda formação mais importante a ser explorada depois de Vaca Muerta .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A importância da jazida reside no fato de que pode ter recursos equivalentes a 10 bilhões de barris de petróleo, segundo um comunicado conjunto da estatal argentina YPF e da  Compañía General de Combustibles  (CGC). Ambas as empresas, dedicadas à exploração e produção de hidrocarbonetos, assinaram um acordo para a perfuração do primeiro poço exploratório em Palermo Aike.

A exploração, que será realizada pela YPF, começará no segundo semestre de 2023. Se as empresas obtiverem resultados promissores, investirão em novos poços, bem como em instalações na área.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O projeto é marcado pelo otimismo. Hugo Eurnakian, presidente da CGC, garantiu que os recursos estimados na jazida “são equivalentes à produção atual da Argentina por 50 anos”.

Em março, o ministro da Economia, Sergio Massa , anunciou que Palermo Aike representa um terço do potencial de Vaca Muerta em termos de barris de petróleo e gás. Além disso, destacou que a capacitação “oferece a possibilidade de a Argentina multiplicar seu sonho de exportação de energia”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estima-se que Palermo Aike tenha reservas de gás de 130 TCF (trilhões de pés cúbicos, medida comumente usada para medir reservas) e 6,6 bilhões de barris de petróleo bruto, enquanto Vaca Muerta tenha 308 TCF de gás e 16 bilhões de barris.

Prevê-se que as zonas produtivas se situem a partir dos 2.100 metros de profundidade e se possam estender até aos 4.300 metros, noticiou a agência noticiosa oficial Télam .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além do potencial de hidrocarbonetos, Palermo Aike se assemelha a Vaca Muerta por suas condições geológicas: sua extensão espacial, a profundidade do alvo (3.000 e 3.500 metros) e sua origem marinha.

O projeto é considerado “uma oportunidade estratégica para expandir a fronteira não convencional para outras áreas geográficas” e transferir o conhecimento adquirido pela YPF para Vaca Muerta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Exportar energia, um sonho argentino

Um dos objetivos do governo argentino é consolidar o país como exportador regional e global de energia.

Nesse sentido, Massa destacou que a Argentina tem a segunda reserva de gás do mundo e a quarta de petróleo e que o país "semeou a semente para ser um país exportador de energia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Argentina iniciou 2023 com valores recordes na produção de hidrocarbonetos , superando o volume alcançado desde 2008. A tendência ascendente continuou durante o primeiro trimestre devido ao alcance de uma produção de petróleo de 8.936 milímetros cúbicos, 11,4% a mais que no ano anterior, segundo dados do Ministério da Energia .

A Bacia de Neuquén —onde está localizada a jazida de Vaca Muerta , considerada a mais importante do país— aumentou sua produção em mais de 20% em relação ao ano anterior.

"Temos o enorme sonho de que nos próximos 20 anos o gás e o petróleo transformem a Argentina para que se convertam na matriz exportadora que alimenta o desenvolvimento econômico", disse Massa em março, no marco da apresentação do plano estratégico da YPF para os próximos 25 anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO