CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Maduro afirma que diálogo direto com Guiana é uma vitória do povo venezuelano

Presidente venezuelano diz que diálogo é o caminho para resolver a disputa pela região Essequiba

Nicolás Maduro discursa depois de votar em referendo sobre o pertencimento de Essequibo à Venezuela (Foto: Reuters/Leonardo Fernández Viloria)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira (11) que o diálogo direto que terá com seu homólogo da Guiana, Irfaan Ali, em relação à controvérsia territorial sobre a Guiana Essequiba, é uma conquista do povo venezuelano, informa a Telesur.

Durante seu programa "Con Maduro +", o chefe de Estado destacou que a reunião programada para o próximo dia 14 de dezembro em São Vicente e Granadinas é um grande feito após a participação da população no referendo consultivo realizado em 3 de dezembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Conseguimos o diálogo cara a cara, é uma grande conquista do povo da Venezuela, da vontade, do exercício da soberania do povo da Venezuela. É uma das primeiras grandes conquistas do passo histórico dado em 3 de dezembro, porque isso se resolve através do diálogo. Eu disse isso de todas as formas possíveis", enfatizou o mandatário.

Além disso, comentou que conversou dias atrás com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, com quem "temos diferenças marcadas por ações que ele tomou fora do Acordo de Genebra, quebrando a lei do consentimento mútuo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Expliquei muito bem a posição da Venezuela sobre o respeito ao consentimento mútuo obrigatório, dentro do quadro do Acordo de Genebra para tomar qualquer opção, e expliquei muito bem a posição da Venezuela (...) sobre o não reconhecimento da jurisdição da Corte Internacional de Justiça para resolver a controvérsia da Guiana Esequiba", disse.

O chefe de Estado pediu a Guterres que "jogasse um papel positivo" como secretário-geral da ONU para retomar o diálogo. "Ele se comprometeu comigo que o faria", manifestou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO