CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Nicarágua entra com processo na Corte Internacional de Justiça contra a Alemanha por ajudar Israel

O país localizado na América Central pediu à CIJ que emita medidas emergenciais obrigando o governo alemão a interromper a ajuda militar às forças israelenses

Corte Mundial realiza audiência para ouvir das partes seus pontos de vista sobre as consequências jurídicas da ocupação dos territórios palestinos por Israel em Haia, Holanda (Foto: PIROSCHKA VAN DE WOUW / REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

HAIA (Reuters) - A Nicarágua protocolou um processo na Corte Internacional de Justiça (CIJ) contra a Alemanha pelo fato de o país europeu estar fornecendo ajuda financeira e militar a Israel, e por ter interrompido o fluxo de recursos para a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA), disse nesta sexta-feira o principal tribunal das Nações Unidas.

A Nicarágua pediu à CIJ que emita medidas emergenciais obrigando Berlim a interromper a ajuda militar a Israel. Normalmente, o tribunal estabelece um dia para audiências sobre um pedido emergencial dentro de semanas após a apresentação do caso. Segundo a visão da Nicarágua, a Alemanha está violando a convenção do genocídio de 1948 e a Convenção de Genebra de 1949 nos territórios palestinos ocupados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O processo soma-se a outro, impetrado pela África do Sul, que acusa Israel de cometer genocídio contra os palestinos na Faixa de Gaza.

No mês passado, o CIJ afirmou que a alegação sul-africana de que a convenção de genocídio tinha sido violada por Israel não era implausível, e pediu medidas emergenciais, incluindo que Israel interrompesse quaisquer potenciais atos genocidas no enclave. Sob o tratado, os países não apenas concordam em não cometer genocídio, como também em prevenir e punir qualquer possível caso similar. Isso também torna a cumplicidade com o genocídio e a tentativa de genocídio violações do tratado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Alemanha é um dos maiores exportadores de armas para Israel, juntamente com os Estados Unidos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO