CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Presidente da Nicarágua destaca parceria histórica com a China

As relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República da Nicarágua foram restabelecidas em dezembro de 1985, durante o primeiro governo sandinista

Daniel Ortega (Foto: Mídia chinesa)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, revelou nesta quarta-feira (20) que seu homólogo chinês, Xi Jinping, informou que o acordo de livre comércio entre as duas nações, que ele descreveu como um feito histórico da cooperação, entrará em vigor em 1º de janeiro, segundo reportagem da Telesur..

Ortega comentou que o presidente chinês afirmou que seu país incentiva empresas chinesas competitivas a investir e iniciar negócios na Nicarágua, além de realizar mais projetos de cooperação. Ele acrescentou que estão dispostos a fortalecer a solidariedade e a coordenação com a Nicarágua em questões internacionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ortega confirmou que a decisão de elevar as relações diplomáticas ao nível de "parceria estratégica" foi oficializada após uma conversa telefônica com o presidente chinês, Xi Jinping, na noite de 19 de dezembro.

Ortega lembrou a Xi que a Nicarágua foi o primeiro país da América Central a estabelecer relações com Pequim na década de 1980, quando o país centro-americano era governado pelos sandinistas, e que ele foi o primeiro presidente da América Central a visitar a China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Se todas as potências, em vez de promoverem guerra, tivessem a prática da República Popular da China, mantendo relações sem condições políticas e contribuindo para o progresso desses países em desenvolvimento, o mundo seria diferente, o mundo estaria em paz e provavelmente não haveria pessoas morrendo de fome, pobreza e miséria", afirmou. 

As relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República da Nicarágua foram estabelecidas em dezembro de 1985, durante o primeiro governo sandinista. Em 1990, o governo de Violeta Barrios de Chamorro estabeleceu laços com Taiwan, e em 10 de dezembro de 2021, China e Nicarágua restabeleceram relações diplomáticas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO