Bolsonaro praticamente liquida pesquisa no país

O governo Bolsonaro está promovendo cortes generalizados em bolsas de pesquisa no país, inviabilizando o ensino de pós-graduação; fica praticamente liquidada a pesquisa científica no país em todas as áreas, comprometendo o desenvolvimento nacional

Bolsonaro praticamente liquida pesquisa no país
Bolsonaro praticamente liquida pesquisa no país (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

247 - O governo Bolsonaro está promovendo cortes generalizados em bolsas de pesquisa no país, inviabilizando o ensino de pós-graduação.

Reportagem de Paulo Saldaña e Rogério Gentile na Folha de S.Paulo indica que o governo Bolsonaro (PSL) bloqueou bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As universidades foram surpreendidas com os cortes generalizados que atingiram não só as áreas de ciências humanas, mas todas as demais ciências.

"Não há informações sobre a quantidade de bolsas, mas foram atingidos benefícios em cinco programas: DS (Demanda Social), Proex (Programa de Excelência Acadêmica), Prosuc (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior), Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares) e PND (Programa Nacional de Pós-Doutorado)", diz a reportagem.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247