CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Celso Amorim: oferecer Roraima como campo de batalha a Trump é um escândalo

Durante o lançamento do Plano de Reconstrução do Brasil, o ex-ministro Celso Amorim criticou o crime de responsabilidade cometido por Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo, que cederam o território brasileiro para um ato de guerra contra a Venezuela

Celso Amorim e Ernesto Araújo com Bolsonaro e Trump (Foto: Brasil 247 | Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim criticou a iniciativa do governo Jair Bolsonaro de receber o chefe de Departamento do Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, na base aérea de Boa Vista (RR), na última sexta-feira (18). A visita contou com a presença do atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo. 

"É dramático oferecer Roraima às ações do governo americano. É um escândalo", disse Amorim, nesta segunda-feira (21), em pronunciamento pela internet durante um evento em que o PT lançou um plano de reconstrução para o Brasil. "Somos subservientes a um governo reacionário (Trump)", afirmou, alertando para "efeitos desastrosos" da política internacional brasileira. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O secretário americano veio a Roraima discutir a imigração venezuelana. De olho no petróleo do país vizinho, os EUA não apoiam o regime de Nicolás Maduro e já contaram com apoio do governo Bolsonaro numa tentativa de invasão à Venezuela. 

Ao criticar a submissão do Brasil aos EUA, Amorim disse que "nunca vimos algo parecido nem sequer no período da ditadura militar". "É também um escândalo oferecer isenção da importação de etanol", complementou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ex-ministro disse, ainda, que o Brasil precisa de uma política externa, "juntamente com africanos, vizinhos sul-americanos", focada no bem estar da população e na preservação do meio ambiente.


CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO