CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Deputada rebate tese de Bolsonaro que disse que ‘juiz de garantias’ gera despesas

A deputada Margarete Coelho (PP-PI), que participou da comissão especial do pacote anticrime na Câmara, disse que a criação de juiz de garantias não gera despesas

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) não irá disputar a vaga de vice na chapa de reeleição do governador Wellington Dias (PT); a informação foi confirmada pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A deputada Margarete Coelho (PP-PI), que junto com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ), sugeriram a emenda que inseriu a figura do “juiz de garantias” no pacote anticrime, rebateu a afirmação feita no parecer do ministro Sérgio Moro e por Jair Bolsonaro de que a proposta sancionada vai gerar despesas.

Segundo ela, o instrumento jurídico que prevê um juiz para a fase de investigação diferente do magistrado que julga o caso, já existe em alguns casos, como na própria Operação Lava Jato, e não precisa ser implementada imediatamente em todas as comarcas, apenas nas que for viável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A juíza Gabriela Hardt atua só na fase do inquérito policial, antes do oferecimento da denúncia. Portanto, o juiz de garantias não vai alterar em nada a situação da Lava Jato'", disse a parlamentar, afirmando que não é preciso criar um novo cargo de “juiz de garantias”. A ideia da proposta é separar as etapas do inquérito investigativo e do julgamento, para que o juiz que produziu a prova não esteja envolvido no julgamento.

Ela ainda citou que no Tribunal de Justiça do Piauí, diz a deputada, há uma central de inquéritos em que há juízes responsáveis apenas por essa fase do processo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO