CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Gilmar Mendes atende a pedido do governo e suspende ampliação do BPC

“Ao contrário de outros benefícios emergenciais, a majoração do BPC nos termos propostos tem caráter permanente, ou seja, trata-se de uma expansão definitiva do benefício, que sequer está condicionada ao período de crise”, argumentou o ministro

Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Carlos Moura/STF)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nesta sexta-feira (3), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a expansão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a famílias de idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, aprovado pelo Congresso Nacional. A informação é da CNN Brasil.

O ministro argumentou que o aumento não pode ser considerada medida temporária voltada ao enfrentamento do contexto de calamidade do novo coronavírus

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Ao contrário de outros benefícios emergenciais, a majoração do BPC nos termos propostos tem caráter permanente, ou seja, trata-se de uma expansão definitiva do benefício, que sequer está condicionada ao período de crise”, afirmou. 

Segundo ele, o projeto de lei aprovado no Senado, seria considerada incapaz de prover "a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita" fosse inferior a um quarto de salário-mínimo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Palácio do Planalto já havia vetado a mudança em março, mas o Senado derrubou o veto, levando a judicialização da questão.

O Tribunal de Contas da União autorizou, em março, a ampliação do BPC diante da alteração das circunstâncias sociais e econômicas em razão da pandemia do novo coronavírus.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO