Meio Ambiente está sob ataque com Bolsonaro, denunciam ex-ministros

Os ministros do Meio Ambiente dos últimos 27 anos concederam uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8) e denunciaram uma série de desmontes que o atual governo promove na área; os ministros divulgaram um comunicado em que alertam que "a governança socioambiental do Brasil está sendo desmontada, em afronta à Constituição"

Meio Ambiente está sob ataque com Bolsonaro, denunciam ex-ministros
Meio Ambiente está sob ataque com Bolsonaro, denunciam ex-ministros

247 - Os ministros do meio Ambiente dos últimos 27 anos reuniram-se em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8) e denunciaram uma série de desmontes que o atual governo Bolsonaro promove na área. Participaram da reunião os ex-ministros, Rubens Ricupero 1993-1994, José, Carlos Carvalho 2002-2003, Marina Silva 2003-2008, Carlos Minc 2008-2010, Izabella Teixeira 2010-2016, José Sarney Filho 1999-2002 e 2016 e Edson Duarte temer 2016-2018.

Os ministros divulgaram um comunicado de três páginas. No documento eles alertam que "a governança socioambiental do Brasil está sendo desmontada, em afronta à Constituição". O texto é assinado pelos ministros que estavam presentes à reunião e também por Gustavo Krause

Em sua fala, Carlos Minc afirmou "que nenhum ex-ministro ousou em suas ações desmontar o ICM-Bio, o Ibama, propor extensão de parques ou revisão de terras indígenas já demarcadas". "Se eu tivesse uma curta palavra para classificar essa gestão, eu diria que é insustentável", condena. 

Izabella Teixeira criticou a falta de diálogo na sociedade. "Não é diálogo virtual, é físico. A palavra tem que ser cumprida". Ela relembrou que o primeiro ministério do Meio Ambiente foi criado em 1985, projetado como consequência da nova democracia do país.

"Há uma construção de políticas públicas ao longo de 35 anos. Mesmo com dificuldades, nunca antes nós tivemos postura de desconstrução, sempre tivemos construção a partir de novos conceitos", expôs Teixeira. 

Marina Silva disse que a preocupação é em relação à manutenção da estrutura de apoio ao meio ambiente. "Estamos aqui porque, pela primeira vez, temos um ministro que quer desmontar o sistema". 

Assista a íntegra do encontro: 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247