CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Parlamentares da bancada negra dos EUA visitam o Brasil para discutir implantação de acordo antirracista

Estão previstas reuniões e encontros com ministérios, parlamentares e organizações da sociedade civil

Mobilização contra a desigualdade racial no Brasil (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma delegação de congressistas da bancada negra dos Estados Unidos está programada para visitar o Brasil entre os dias 24 e 29 de março, com o intuito de debater o Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (Japer) e discutir sua implementação. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o grupo, liderado pelos deputados Sydney Kamlager-Dove, também presidente da bancada brasileira no Congresso dos EUA, e Jonathan Jackson, participará de uma agenda que inclui visitas a um quilombo em Brasília, reuniões com o governo e parlamentares. A visita deverá ser encerrada com uma passagem por um terreiro em Salvador (BA).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eles serão acompanhados por representantes do Fundo de Defesa legal da Naacp, organização histórica do movimento negro americano, da Mothers Against Police Brutality (mães contra a brutalidade policial) e da Universidade Howard. O Japer, um acordo estabelecido entre Brasil e Estados Unidos em 2008, busca coordenar esforços conjuntos para combater o racismo. 

Durante a visita, estão previstas reuniões com diversas entidades governamentais, como o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça e o Itamaraty. Além disso, a delegação participará de um café da manhã com a Frente Parlamentar Antirracista do Congresso brasileiro, envolvendo também deputados indígenas e da frente LGBT. A parte final da agenda se concentrará em Salvador, onde a comitiva se encontrará com políticos locais, candidatos nas eleições municipais e organizações da sociedade civil. O foco será discutir questões como a violência política contra negros e indígenas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A viagem será encerrada com uma visita ao terreiro Mãe Jaciara, abordando a questão do racismo religioso no Brasil, tema que, embora não faça parte do Japer, é considerado relevante pela delegação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO