HOME > Brasil

Planejamento dos terroristas bolsonaristas contava com mapa online e linguagem cifrada

Nos grupos de Telegram, os terroristas já se organizavam para atos violentos, recomendando uso de equipamentos de proteção contra ação policial

Planejamento dos terroristas bolsonaristas contava com mapa online e linguagem cifrada (Foto: Adriano Machado/Reuters)

247 - A preparação dos bolsonaristas para os atos terroristas em Brasília no domingo (8) contou até com um mapa virtual que mostrava onde era possível embarcar nos ônibus com destino a Brasília. O mapa se chamava "Viagem para Praia", mas se trava da ida a Brasília. Havia 43 cidades em que era possível pegar os veículos rumo à capital federal.

"O código é festa da Selma, vai acontecer uma festa de aniversário enorme e existe uma organização muito grande para juntar e preparar os convidados (...) a organização antes da festa vai ser em um lugar não conhecido, onde as pessoas estão há mais de 65 dias [referência ao Quartel General do Exército em Brasília]. E de lá todos sairão para a festa [Praça dos Três Poderes]", dizia o texto.

mapa

"O mapa dos ônibus para a 'festa da Selma' circulou no grupo de Telegram 'Caça e Pesca', com 18 mil membros. Apesar do nome inofensivo, o grupo serviu à organização dos atos golpistas entre moradores do Sudeste. As mensagens, trocadas entre 4 e 5 de janeiro, tratavam exclusivamente de como chegar a Brasília, o que levar e o que fazer no dia 8", revela o UOL.

Junto com o mapa eram passadas também outras orientações aos terroristas. Entre as instruções já havia a sinalização de que confrontos violentos poderiam ocorrer: "[a festa da Selma] não convidou crianças e nem idosos, quer somente adultos dispostos para participarem de todas as brincadeiras, entre elas: tiro ao alvo, polícia e ladrão, dança da cadeira, dança dos índios, pega pega, e outras".

"É importante que cada um leve suas coisas pessoais de higienização e proteção, inclusive: máscara para não ficar ardendo com a torta de pimenta na cara e soro fisiológico para se limpar caso espirrem algo que faça vocês chorarem e lacrimejarem, mas não de alegria, durante a festa", dizia ainda.

Mensagens trocadas no grupo "Caça e Pesca" deixam claro que o objetivo dos bolsonaristas era ocupar o Congresso Nacional. Com isso, achavam que derrubariam o presidente Lula (PT). "Pessoal, o povo em massa tem que preencher todo esse espaço principalmente dentro e fora do congresso. Aí sim derruba o governo".

Ainda no âmbito do mapa para a "Viagem para praia", os terroristas afirmavam que o plano era também atacar refinarias e distribuidoras de combustível. "CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) vocês foram convocados para darem suporte aos que estão nas refinarias, distribuidoras e em frente aos 3 poderes".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: