CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Principal aliado de Lula na eleição, PSB se afasta do governo no Congresso

Legenda tem demonstrado alinhamento ao Centrão, grupo que vive uma relação com o Executivo marcada pela instabilidade

Plenário da Câmara e aliança PT-PSB (Foto: Agência Câmara | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agenda do Poder - Partido da base, com três ministérios e a vice-Presidência, o PSB tem atuado no Congresso de maneira divergente dos interesses do Palácio do Planalto e demonstrado alinhamento ao Centrão, grupo que vive uma relação com o Executivo marcada pela instabilidade.

Segundo reportagem do Globo on-line, além de ter entregue três votos contra as expectativas do presidente Lula no decreto que mudava o marco do saneamento, derrotado na Câmara, a legenda é liderada na Casa por Felipe Carreras (PE), que também está à frente do “blocão” que reúne siglas distantes do governo, como PP e PSDB, além do União Brasil, que tem cargos no primeiro escalão, mas oscila no apoio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carreras, próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já prepara uma nova derrota ao Executivo: é dele o requerimento que acelerou a votação que pode derrubar a exigência de visto para cidadãos de outros países, como os EUA, visitarem o Brasil.

O posicionamento já gera cobranças. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que criticou a entrada do PSB em um bloco com oposicionistas, disse, após reunião com integrantes do partido que “quem está no governo tem que estar com o governo”. Para o deputado Lindbergh Farias (RJ), “teria sido correto puxar” o partido para um bloco com o PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, reconhece que a legenda na Câmara se afastou do governo — de acordo com ele, consequência da proximidade de Carreras com o Centrão. Segundo o dirigente, o deputado está no início de uma liderança de um “bloco heterogêneo” e “não quis criar um problema” com o conjunto de siglas logo na largada da relação. Siqueira avalia como natural que o governo cobre fidelidade e acrescenta que as discordâncias são “episódios isolados”:

— São coisas que acontecem na política, mas o PSB, por ser governo, precisa estar mais afinado e votar a favor dos projetos que estão acertados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO