Salles pode rever demarcação de parques nacionais

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu que pode rever as fronteiras do Parque Nacional dos Campos Gerais (PR); além da unidade paranaense, outras no país também teriam suas demarcações analisadas, mas, por determinação aprovada no ano passado por unanimidade no STF, a redução ou extinção de uma área protegida só pode ser realizada por lei

Salles pode rever demarcação de parques nacionais
Salles pode rever demarcação de parques nacionais (Foto: MMA)

247 - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu que pode rever as fronteiras do Parque Nacional dos Campos Gerais, sediado em Ponta Grossa (PR). Além da unidade paranaense, outras no país também teriam suas demarcações analisadas, mas, por determinação aprovada no ano passado por unanimidade no Supremo Tribunal Federal, a redução ou extinção de uma área protegida só pode ser realizada por lei.

"A situação que não pode perdurar é essa que está estabelecida há 13 anos, desde que o parque foi criado", disse ele ao G1. "Há uma instabilidade jurídica, de um modelo que impôs restrições à propriedade e, por outro lado, não indenizou adequadamente os proprietários, impedindo o reinvestimento, o planejamento".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247