HOME > Brasil

“Vencer no 1º turno tornará as ações de Bolsonaro extremamente caras”, diz Fernando Horta

Para o historiador, a possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno assegura um início de governo “com uma legitimidade gigantesca”

“Vencer no 1º turno tornará as ações de Bolsonaro extremamente caras”, diz Fernando Horta (Foto: Reprodução)

247 - O crescimento do ex-presidente Lula, que obteve 54% dos votos válidos na mais recente pesquisa Datafolha, reforçou o debate sobre a importância do voto útil.

O historiador Fernando Horta disse em entrevista ao programa Giro das Onze, da TV 247, salientou que o  voto útil representa muito menos em 2022 do que representou em outras eleições, mas salienta que a conjuntura política altera essa perspectiva.

“Pela conjuntura o voto útil se tornou extremamente importante, e eu aconselho a todos pensaram a respeito dessa questão de legitimidade. É importante que nós ganhemos no primeiro turno sob pena de nós, no segundo turno, enfrentarmos uma violência desnecessária que vai ser utilizada por Bolsonaro que vamos ter que responder à altura para manter as instituições brasileiras funcionando”, disse.

Para ele, a possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno assegura um início de governo “com uma legitimidade gigantesca”. “E mais, ele consolida uma vantagem indiscutível nas urnas e torna as ações de Bolsonaro, a partir de outubro, extremamente caras do ponto de vista do custo político e social. Tentando um golpe com a eleição decidida no primeiro turno com 20 e tantos pontos de diferença onde um candidato venceu com a soma de todos os outros é muito mais absurdo e muito menos gente vai ajudar”, destaca. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: