Gaviões e Mocidade são os destaques da segunda noite

Encerramento do Carnaval paulistano foi marcado por luxo e uma srie de homenagens; notas avaliadas pelos jurados sero divulgadas na prxima tera-feira, 21

Gaviões e Mocidade são os destaques da segunda noite
Gaviões e Mocidade são os destaques da segunda noite (Foto: DANIEL TEIXEIRA/Agência Estado)

247 com Agência Estado - Fechando o Carnaval de São Paulo, sete escolas do Grupo Especial passaram pelo sambódromo do Anhembi entre a noite de sábado, 18, e a madrugada deste domingo, 19. Com desfiles marcados por homenagens, a tradicional escola do bairro do Limão, Mocidade Alegre, emocionou o público celebrando a trajetória do escritor Jorge Amado. Com surpresas na bateria e grandes alegorias, a escola se consolidou como uma das grandes favoritas ao lado de Rosas de Ouro e Vai-Vai.

Outro destaque do segundo dia de desfiles foi a Gaviões da Fiel. A escola ligada ao Corinthians contou a história do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Contando a história do Tropicalismo, a Águia de Ouro atraiu todos os olhares trazendo celebridades para avenida. Além do cineasta Fernando Meirelles, desfilaram também o músico Gilberto Gil, Caetano Veloso e a cantora Rita Lee. Também se apresentaram neste último dia do Grupo Especial a Dragões da Real, Pérola Negra, Unidos de Vila Maria, Tom Maior. As notas avaliadas pelos jurados serão divulgadas na próxima terça-feira, 21.

Mocidade Alegre

Sétima colocada no carnaval paulistano de 2011, a Mocidade Alegre desfilou pelo sambódromo do Anhembi a poesia da cultura afro-brasileira. Através da obra predileta de Jorge Amado, Tenda dos Milagres, a escola vermelho e verde da zona norte de São Paulo levou para a avenida a tradição dos Ojuobás, os representantes de Xangô que buscam a justiça na Terra, com o enredo"Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!" Conhecida entre as escolas de São Paulo como a "Morada do Samba" a Mocidade Alegre foi atingida por um incêndio em seu barracão no dia 9 de janeiro. Embora o fogo tenha ocorrido numa área onde estavam as esculturas de carnavais anteriores. Com um sentimento de superação,a escola se tornou uma das candidatas ao título do Carnaval 2012.

Gaviões da Fiel

Quinta colocada no carnaval 2011, a Gaviões da Fiel apostou na figura e no carisma do ex-presidente Lula para levar o troféu de campeã em 2012. A escola entrou na avenida com o enredo "Verás que um filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”, que homenageou a trajetória do povo brasileiro através da história de superação do ex-presidente. A escola do Bom Retiro foi a penúltima a desfilar pelo Grupo Especial de São Paulo. Sem a presença do grande homenageado, a apresentadora Sabrina Sato como madrinha de bateria e o ator Fábio Assunção como motorista do Rolls Royce presidencial do carro. A escola estima um investimento entre R$ 3 milhões no carnaval deste ano. Embora tenha tentado evitar a questão partidária em seu enredo, a Gaviões trouxe este ano, além dos corintianos e dos tradicionais integrantes da comunidade.

Pérola Negra

Tradicional escola do bairro da Vila Madalena, na zona Oeste de São Paulo, a Pérola Negra fez um empolgante desfile na segunda noite no Sambódromo de São Paulo, com um enredo em homenagem a Itanhaém, cidade do litoral paulista. Teve de correr no fim para cumprir o tempo regulamentar. Com alegorias coloridas e componentes empolgados, a escola pretende ir além da 11ªposição, conquistada em 2011. Embora sem incidentes, a agremiação precisou acelerar o passo para deixar a avenida dentro do limite de 65 minutos de desfile, tempo máximo previsto no regulamento.

Água de Ouro

Em cores psicodélicas e com ares de rebeldia, a Águia de Ouro levantou o Sambódromo do Anhembi com um desfile cheio de celebridades. A escola transportou o carnaval deste ano para os anos 1960 e 1970, em uma viagem na um dos momentos de maior efervescência da cultura brasileira. A escola fez uma homenagem ao tropicalismo, movimento cultural que teve influência nas correntes do pop internacional e da música popular brasileira. A escola arrancou aplausos da arquibancada com um elenco de famosos cantores para celebrar o Tropicalismo. Caetano Veloso Gilberto Gil,Rita Lee, Cauby Peixoto, Wanderleia, Angela Maria e Roberta Miranda estão no palco da Águia, tradicional escola do bairro da Pompeia, zona Oeste de São Paulo.

Unidos de Vila Maria

A Vila Maria entrou na passarela do carnaval de São Paulo deste ano como uma das favoritas ao título do Grupo Especial. Em 2011 a agremiação do bairro da zona norte da cidade deixou o primeiro lugar escapar por 0,25 ponto - ficou em 3.º na classificação geral - e agora tenta chegar ao topo do carnaval paulistano com o samba-enredo "A força infinita da criação: 'Vila Maria feita à mão'". A escola foi à quinta a fazer o seu desfile nesta madrugada de domingo. A história da Unidos de Vila Maria destacou as mãos. Comelas, diz o enredo, Deus criou o mundo e com o barro moldou Adão. Mas não ficou apenas na teoria religiosa e mostrou a importância das mãos para a evolução do homem. O desenvolvimento do polegar opositor e das habilidades manuais levou a espécie ao progresso. E também a atividades lúdicas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247