CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Gaviões e Mocidade são os destaques da segunda noite

Encerramento do Carnaval paulistano foi marcado por luxo e uma srie de homenagens; notas avaliadas pelos jurados sero divulgadas na prxima tera-feira, 21

Gaviões e Mocidade são os destaques da segunda noite (Foto: DANIEL TEIXEIRA/Agência Estado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Estado - Fechando o Carnaval de São Paulo, sete escolas do Grupo Especial passaram pelo sambódromo do Anhembi entre a noite de sábado, 18, e a madrugada deste domingo, 19. Com desfiles marcados por homenagens, a tradicional escola do bairro do Limão, Mocidade Alegre, emocionou o público celebrando a trajetória do escritor Jorge Amado. Com surpresas na bateria e grandes alegorias, a escola se consolidou como uma das grandes favoritas ao lado de Rosas de Ouro e Vai-Vai.

Outro destaque do segundo dia de desfiles foi a Gaviões da Fiel. A escola ligada ao Corinthians contou a história do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Contando a história do Tropicalismo, a Águia de Ouro atraiu todos os olhares trazendo celebridades para avenida. Além do cineasta Fernando Meirelles, desfilaram também o músico Gilberto Gil, Caetano Veloso e a cantora Rita Lee. Também se apresentaram neste último dia do Grupo Especial a Dragões da Real, Pérola Negra, Unidos de Vila Maria, Tom Maior. As notas avaliadas pelos jurados serão divulgadas na próxima terça-feira, 21.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mocidade Alegre

Sétima colocada no carnaval paulistano de 2011, a Mocidade Alegre desfilou pelo sambódromo do Anhembi a poesia da cultura afro-brasileira. Através da obra predileta de Jorge Amado, Tenda dos Milagres, a escola vermelho e verde da zona norte de São Paulo levou para a avenida a tradição dos Ojuobás, os representantes de Xangô que buscam a justiça na Terra, com o enredo"Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!" Conhecida entre as escolas de São Paulo como a "Morada do Samba" a Mocidade Alegre foi atingida por um incêndio em seu barracão no dia 9 de janeiro. Embora o fogo tenha ocorrido numa área onde estavam as esculturas de carnavais anteriores. Com um sentimento de superação,a escola se tornou uma das candidatas ao título do Carnaval 2012.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Gaviões da Fiel

Quinta colocada no carnaval 2011, a Gaviões da Fiel apostou na figura e no carisma do ex-presidente Lula para levar o troféu de campeã em 2012. A escola entrou na avenida com o enredo "Verás que um filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”, que homenageou a trajetória do povo brasileiro através da história de superação do ex-presidente. A escola do Bom Retiro foi a penúltima a desfilar pelo Grupo Especial de São Paulo. Sem a presença do grande homenageado, a apresentadora Sabrina Sato como madrinha de bateria e o ator Fábio Assunção como motorista do Rolls Royce presidencial do carro. A escola estima um investimento entre R$ 3 milhões no carnaval deste ano. Embora tenha tentado evitar a questão partidária em seu enredo, a Gaviões trouxe este ano, além dos corintianos e dos tradicionais integrantes da comunidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pérola Negra

Tradicional escola do bairro da Vila Madalena, na zona Oeste de São Paulo, a Pérola Negra fez um empolgante desfile na segunda noite no Sambódromo de São Paulo, com um enredo em homenagem a Itanhaém, cidade do litoral paulista. Teve de correr no fim para cumprir o tempo regulamentar. Com alegorias coloridas e componentes empolgados, a escola pretende ir além da 11ªposição, conquistada em 2011. Embora sem incidentes, a agremiação precisou acelerar o passo para deixar a avenida dentro do limite de 65 minutos de desfile, tempo máximo previsto no regulamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Água de Ouro

Em cores psicodélicas e com ares de rebeldia, a Águia de Ouro levantou o Sambódromo do Anhembi com um desfile cheio de celebridades. A escola transportou o carnaval deste ano para os anos 1960 e 1970, em uma viagem na um dos momentos de maior efervescência da cultura brasileira. A escola fez uma homenagem ao tropicalismo, movimento cultural que teve influência nas correntes do pop internacional e da música popular brasileira. A escola arrancou aplausos da arquibancada com um elenco de famosos cantores para celebrar o Tropicalismo. Caetano Veloso Gilberto Gil,Rita Lee, Cauby Peixoto, Wanderleia, Angela Maria e Roberta Miranda estão no palco da Águia, tradicional escola do bairro da Pompeia, zona Oeste de São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Unidos de Vila Maria

A Vila Maria entrou na passarela do carnaval de São Paulo deste ano como uma das favoritas ao título do Grupo Especial. Em 2011 a agremiação do bairro da zona norte da cidade deixou o primeiro lugar escapar por 0,25 ponto - ficou em 3.º na classificação geral - e agora tenta chegar ao topo do carnaval paulistano com o samba-enredo "A força infinita da criação: 'Vila Maria feita à mão'". A escola foi à quinta a fazer o seu desfile nesta madrugada de domingo. A história da Unidos de Vila Maria destacou as mãos. Comelas, diz o enredo, Deus criou o mundo e com o barro moldou Adão. Mas não ficou apenas na teoria religiosa e mostrou a importância das mãos para a evolução do homem. O desenvolvimento do polegar opositor e das habilidades manuais levou a espécie ao progresso. E também a atividades lúdicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO