CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Jô Soares a Bolsonaro: usar elevador social não fará do senhor um trotskista fanático

O humorista e escritor Jô Soares escreveu uma carta para o presidente Jair Bolsonaro, publicada nesta sexta-feira, 12, pela Folha; "Devo lhe confessar que também já fui alvo de chacota, mas por um motivo totalmente diferente: só peço que não deboche muito de mim", escreve ele; "Quando chegar a um prédio e o levarem para o elevador social, entre sem receio. Isso não fará do senhor um trotskista fanático" 

Jô Soares a Bolsonaro: usar elevador social não fará do senhor um trotskista fanático
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O humorista e escritor Jô Soares escreveu uma carta para o presidente Jair Bolsonaro, publicada nesta sexta-feira, 12, pelo jornal Folha de S. Paulo. Jô explica a Bolsonaro as origens do partido nazista alemão, que o presidente chocou o mundo civilizado ao dizer que foi um movimento de esquerda.

"Devo lhe confessar que também já fui alvo de chacota, mas por um motivo totalmente diferente: só peço que não deboche muito de mim", escreve ele. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Quando chegar a um prédio e o levarem para o elevador social, entre sem receio. Isso não fará do senhor um trotskista fanático", diz Jô em outro trecho. 

Leia, abaixo, a carta na íntegra:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carta aberta ao Ilmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro

"Caro presidente Jair Bolsonaro. Entendo a reação provocada quando o senhor afirmou que o nazismo era de esquerda. Isso se deve ao fato de que, depois da Primeira Guerra Mundial, vários pequenos grupos se formaram, à direita e à esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um desses grupos foi o NSDAP: em alemão, sigla do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Entre seus fundadores originais havia dois irmãos: Otto e Gregor Strasser. Otto era um socialista convicto, queria orientar o movimento do partido à esquerda. Foi expulso e a cabeça posta a prêmio.

Seu irmão Gregor preferiu unir-se ao grupo do Camelô do Apocalipse. Quanto a Otto, que não concordava com essa vertente, nem com as teorias racistas, teve sua cabeça posta a prêmio por Joseph Goebbels pela quantia de US$ 500 mil. Foi obrigado a fugir para o exílio, só conseguindo voltar à Alemanha anos depois do final da guerra. Hitler apressou-se em tirar o 'social' da sigla do partido. Mais tarde, Gregor foi eliminado junto com Ernst Röhm, chefe das S.A., na famigerada 'Noite das Facas Longas'.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Devo lhe confessar que também já fui alvo de chacota, mas por um motivo totalmente diferente: só peço que não deboche muito de mim.

Imagine o senhor que confundi o dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard, filósofo, teólogo, poeta, crítico social e autor religioso, e amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista, com o filósofo Ludwig Wittgenstein, que, como o senhor está farto de saber, foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico e um dos principais autores da virada linguística na filosofia do século 20.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Finalmente, um conselho: não se deixe influenciar por certas palavras. Seguem alguns exemplos:

1. Quando chegar a um prédio e o levarem para o elevador social, entre sem receio. Isso não fará do senhor um trotskista fanático;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2. A expressão 'no pasarán!', utilizada por Dolores Ibárruri Gómez, conhecida como 'La Pasionaria', não era uma convocação feminista para que as mulheres deixassem de passar as roupas dos seus maridos;

3. 'Social climber' não se refere a uma alpinista de esquerda;

4. Rosa Luxemburgo não era assim chamada porque só vendia rosas vermelhas;

5. Picasso: não usou o partido para divulgar seus gigantescos atributos físicos;

6. Quanto à palavra 'social', ela consta até no seu partido.

Finalmente, adoraria convidá-lo para assistir ao meu espetáculo.

Foi quando surgiu um dilema impossível de resolver. Claro que eu o colocaria na plateia à direita. Assim, o senhor, à direita, me veria no palco à direita. Só que, do meu lugar no palco, eu seria obrigado a vê-lo sempre à esquerda.

Espero que minha despretensiosa missiva lhe sirva de alguma utilidade.

Convicto de ter feito o melhor possível, subscrevo-me."

Jô Soares,

Influenciador analógico

Jô Soares

Humorista e escritor

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO