Raduan Nassar se levanta contra o fascismo bolsonarista

O escritor Raduan Nassar, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, em entrevista ao jornal português Público, avaliou com incredulidade a situação política do Brasil, que vive uma ascensão do fascismo na candidatura de Jair Bolsonaro; ele acredita que a vitória de Bolsonaro irá trazer "perseguição" a quem pensa de forma diferente, mas não pretende desviar-se do seu ativismo; "Vou continuar com as minhas posições. Dê no que der"

Raduan Nassar se levanta contra o fascismo bolsonarista
Raduan Nassar se levanta contra o fascismo bolsonarista

247 - O escritor Raduan Nassar, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, em entrevista ao jornal português Público, avaliou com incredulidade a situação política do Brasil, que vive uma ascensão do fascismo na candidatura de Jair Bolsonaro. "É inacreditável", diz ele, acrescentando que tem acompanhado de perto todos os episódios da campanha eleitoral. "Diariamente vou à Internet para saber o que tem acontecido", conta. 

Raduan tem escrito artigos para jornais e participado em acções de oposição ao ex-capitão do Exército Bolsonaro. "Nunca me demiti", afirma. Defende que em tempos ásperos, não são apenas os escritores – algo que não se considera – ou os intelectuais que devem assumir uma responsabilidade de denúncia. "Qualquer cidadão tem de ter as suas posições, mesmo correndo riscos."

Acredita que a vitória de Bolsonaro irá trazer "perseguição" a quem pensa de forma diferente, mas não pretende desviar-se do seu ativismo. "Vou continuar com as minhas posições. Dê no que der", acrescenta. Manifesta, porém, muitas dúvidas sobre a possibilidade de mudar a opinião dos apoiantes de Bolsonaro através do diálogo. Falou com um sobrinho que se inclinava para o candidato de extrema-direita que lhe respondeu dizendo que "vai ver". "Esse 'vou ver' já estava decidido no Bolsonaro", avalia.

Leia o texto na íntegra

Conheça a TV 247

Mais de Cultura

Ao vivo na TV 247 Youtube 247