Saiba Por Que Pode ser a Hora de Trocar o WhatsApp pelo Signal ou Telegram

Com mais de um bilhão e meio de usuários ativos em 180 países (e proibido em 12) e uma média de mais de 45 bilhões de mensagens por dia, esse é o terceiro aplicativo mais baixado para sistemas Android e um dos apps mais populares para troca de mensagens por dispositivos móveis.

Esses números realmente mostram o quanto esse aplicativo é um sucesso. Mas, mesmo assim, talvez seja hora de migrar para um app alternativo – e você vai entender o motivo aqui, nesse artigo. 

O WhatsApp é seguro?

Como a maioria dos aplicativos de troca de mensagens, o WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens são protegidas e criptografadas tanto para os receptores delas quanto para quem as envia.

Em termos gerais, o WhatsApp é um aplicativo bastante seguro, mas nenhuma segurança é perfeita. Um hacker, por exemplo, poderia reconfigurar as chaves de criptografia que protegem as mensagens, permitindo interceptar e ler essas mensagens. Esse é o chamado ataque de tipo man-in-the-middle (ou homem/agente intermediário).

Mesmo sendo um procedimento extremamente complexo, isso não é impossível e, em termos de segurança, há aplicativos mais robustos que o WhatsApp.

O temível Pegasus

Desenvolvido pela agência israelense NSO, especializada em produzir mecanismos de invasão e espionagem para governos, o spyware Pegasus consegue infectar dispositivos móveis usando o WhatsApp como ponte.

Ele é tão agressivo que nem precisa ser baixado pela vítima: ele entra no aparelho por meio de uma ligação no aplicativo, uma chamada que nem mesmo precisa ser atendida.

Esse é um dos malwares mais agressivos já encontrados em dispositivos móveis e, como ele utiliza o WhatsApp como ponte, consegue infectar não só sistemas Android, mas outros sistemas nos quais o aplicativo esteja instalado.

Atualizações no aplicativo

Em maio de 2019, os desenvolvedores do WhatsApp disponibilizaram uma atualização de segurança de emergência motivada por vários fatores, tendo o spyware Pegasus como a principal causa.

Essa atualização urgente, disponibilizada para todos os usuários do aplicativo, oferece a correção de reparar uma falha de segurança do app que deixa os dispositivos mais vulneráveis ao ataque de hackers.

Se, mesmo com a atualização de segurança, você não sente mais segurança usando o aplicativo (principalmente sabendo que suas informações podem não ser tão secretas assim – sendo compartilhadas com a plataforma de Zuckerberg), há duas opções interessantes que você pode levar em consideração.

Signal

Considerado o aplicativo de troca de mensagens mais seguro e atualizado, o app Signal também conta com versões desktop para sistemas Linux, Windows e Mac.

Fabricado pela Signal Foundation, o Signal nem mesmo exige um cadastro com nome de usuário e senha: basta utilizar o número do próprio celular.

Para vincular seus contatos, o app acessa sua lista (mas só com sua permissão), conectando seu aplicativo com todos os seus números salvos. E, para trocar mensagens, as duas partes precisam concordar com o envio de informações - ou seja, você só recebe o que permite.

Outra vantagem é a forte criptografia do aplicativo. Além disso, as mensagens são apagadas automaticamente depois de certo tempo, após serem lidas pela outra pessoa.

O Signal está disponível para download gratuito e conta com versões para Mac, Linux, Windows, iOS e Android.

Telegram

Desenvolvido pela Telegram Messenger LLP, o aplicativo tem o envio mais rápido de mensagens graças ao dinamismo de servidores múltiplos em diferentes localizações no mundo.

Além disso, ele permite envios de arquivos de até 1.5GB de tamanho e grupos com até 100000 membros. O Telegram é uma ótima ferramenta se você prioriza a participação de grupos, com ferramentas de gerenciamento e configurações de grupos mais robustas e dinâmicas que aquelas encontradas no WhatsApp.

Ele também oferece suporte para uma variedade maior de plataformas - incluindo tablets e telefones, além de uma versão baseada em nuvem que funciona em qualquer navegador.

Só que, ao contrário do Signal, não há uma criptografia de ponta a ponta total e o código não é 100% aberto. 

Você pode fazer download gratuito do Telegram com versões para Mac, Linux, Android, iOS e Windows.

Vantagens do Telegram e do Signal

A criptografia do Signal e do Telegram é superior à do WhatsApp e esse já é um ponto considerável de vantagem. Os dois aplicativos oferecem mais integridade aos usuários do que o WhatsApp.

E nenhum dos dois apps está vinculado a uma outra plataforma com a qual as informações, dados, registros e históricos dos usuários possam ser compartilhados.

Não é nenhuma novidade que Zuckerberg e os acionistas do Facebook ganhem muito dinheiro vendendo dados dos usuários. Então, dá para colocar a mão no fogo pelo WhatsApp? 

Além desses aplicativos mais robustos, vale a pena fazer o download de uma boa VPN que, aliada a bons mecanismos de defesa, ajuda a melhorar ainda mais a integridade dos seus dados.

Uma VPN confiável melhora a criptografia dos seus dados, protege sua conexão e dificulta invasões internas e externas, auxiliando a proteção das suas informações e aumentando sua privacidade e o sigilo das suas comunicações.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247