CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Bancos chineses aceleram a troca de dólares por yuans

Os bancos estatais frequentemente atuam sob orientação do banco central chinês

Dólar e Yuan (Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

XANGAI, 17 de agosto (Reuters) – Os principais bancos estatais da China foram vistos ocupados vendendo dólares americanos para comprar yuan tanto nos mercados de câmbio à vista onshore quanto offshore nesta semana, segundo pessoas com conhecimento direto do assunto, em uma tentativa de desacelerar a depreciação do yuan.

Embora também negociem em nome próprio ou para executar ordens de clientes, os bancos estatais frequentemente atuam sob orientação do banco central quando o yuan está sob pressão, como está agora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A venda de dólares pelos bancos estatais se tornou uma nova normalidade para diminuir o ritmo da depreciação do yuan", disse um operador sediado em Xangai.

As filiais offshore dos bancos estatais também foram vistas vendendo dólares durante as horas de negociação em Londres e Nova York nesta semana, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto na quinta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa venda de dólares poderia limitar as quedas no yuan offshore e evitar que ele se distanciasse muito de sua contraparte onshore.

O yuan perdeu cerca de 2,4% em relação ao dólar desde este mês e 6% desde o início do ano. O yuan onshore foi negociado a 7,3145 por dólar às 0442 GMT, enquanto o yuan offshore foi negociado a 7,3400.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O recente agravamento na queda do yuan é resultado da ampliação do diferencial de rendimento entre a China e os Estados Unidos, bem como das crescentes preocupações dos investidores com o fraco crescimento econômico da China e com os crescentes riscos de inadimplência nos setores imobiliário e bancário paralelo.

A entrega lenta das medidas de estímulo pelo governo para impulsionar o crescimento tem decepcionado os investidores. Enquanto isso, o Banco Popular da China (PBOC) flexibilizou a política monetária para apoiar a economia, embora o preço pago por reduzir as taxas de juros seja mais pressão sobre o yuan.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta semana, os diferenciais de rendimento entre a China e os Estados Unidos atingiram o maior patamar em 16 anos, já que os investidores especulavam que o PBOC relaxaria ainda mais a política após um corte de taxa surpresa nesta semana, mesmo que isso coloque mais pressão sobre o yuan.

Nas últimas semanas, observadores de mercado afirmam que as autoridades chinesas buscaram desacelerar a queda do yuan, com o PBOC estabelecendo persistentemente uma fixação mais forte do que o esperado, e os bancos estatais vendendo dólares repetidamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Táticas semelhantes foram observadas em setembro de 2022, quando o PBOC também pediu aos principais bancos estatais que estivessem preparados para vender dólares por yuan nos mercados offshore, na tentativa de conter a queda do yuan.

Em julho, o banco central ajustou um parâmetro para permitir que as empresas tomassem emprestado mais no exterior, para que pudessem trazer moeda estrangeira para ser convertida em moeda local, apoiando assim o yuan. No entanto, as taxas de juros mais altas cobradas em empréstimos no exterior continuam sendo um impedimento para o empréstimo no exterior, minando o impacto desse ajuste de política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma tática que parece ter funcionado é os bancos estatais oferecerem empréstimos menores em yuan no mercado offshore de Hong Kong, já que a escassez de liquidez lá ajudou a limitar a queda do yuan nesta semana, segundo traders.

Os custos de empréstimo de yuan overnight de Hong Kong saltaram para o nível mais alto desde abril de 2022 na quarta-feira, com o benchmark da Taxa Oferecida Interbancária de Hong Kong em Yuan Offshore (CNH HIBOR) subindo em todas as frentes.

O aperto na liquidez não foi muito drástico, uma vez que a absorção agressiva da liquidez de yuan desse mercado poderia afetar adversamente o sentimento do mercado de títulos, observou um banqueiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO