HOME > Economia

Empresários e entidades preparam manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral

Todas as pesquisas apontam provável vitória do ex-presidente Lula, o que leva Jair Bolsonaro e setores militares a buscar um novo golpe de estado

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)

247 – Empresários e entidades empresariais que apoiaram o golpe de estado de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff, processo que teve como finalidade aplicar um choque neoliberal na economia brasileira, abrindo espaço para a ascensão do neofascismo bolsonarista, agora estão preparando um manifesto para defender a democracia e o sistema eleitoral – o que significa apoiar a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso ele confirme seu favoritismo.

"Empresários e executivos reafirmaram nesta sexta-feira, 22, dias depois dos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas, o seu compromisso com o sistema eleitoral e com o respeito às decisões democráticas no Brasil. Um documento relativo ao tema, a ser assinado por economistas e por personalidades do setor produtivo, está sendo preparado. O objetivo, segundo fontes, é ter um texto com 'amplo apoio'”, informam Fernanda Guimarães e Fernando Scheller, no Estado de S. Paulo.

"O manifesto voltou à pauta por meio de uma mensagem publicada na rede social LinkedIn pelo presidente do grupo Natura & Co., Fábio Barbosa. O executivo, conhecido por seu compromisso com causas ambientais, compartilhou uma foto com a frase 'Eleições serão respeitadas', e escreveu: 'Há cerca de um ano, estive muito envolvido nas discussões desde o princípio e fui uma das primeiras pessoas que assinaram o Manifesto – ‘Eleições serão respeitadas’. Agora que as eleições estão se aproximando, é ainda mais necessário reafirmar o nosso compromisso com a democracia no Brasil. Defender a democracia é papel de todo cidadão'”, acrescentam.

"Com a mudança de gestão da Fiesp, na presidência de Josué Gomes da Silva, espera-se que, agora, a entidade assine o documento. Segundo uma fonte, a ideia é fazer um texto ponderado, mas com defesa firme ao sistema eleitoral e democrático. O tom seria parecido com a mensagem que Fábio Barbosa publicou no LinkedIn nesta sexta-feira", apontam ainda os repórteres.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Artigos recomendados

Gleisi critica Alcolumbre e diz que governo tem que "demarcar o seu campo"
Ibovespa fecha no vermelho com queda de ações de bancos
Número de jovens endividados mais que dobra no Brasil nos últimos anos
Governo poderá restringir compra de mineradoras por empresas estrangeiras
Wellington Dias afirma que Flávio Bolsonaro bateu no teto das pesquisas