CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Gleisi defende combate à 'mercadocracia' e afirma que BC 'corrobora com mentira dos ricos' sobre risco fiscal

"Eles mentem, e o Banco Central, uma autarquia do Estado brasileiro corrobora com a mentira, impondo um arrocho de juros elevados ao Brasil", disse a presidente do PT

Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou o evento de celebração dos 43 anos do Partidos dos Trabalhadores, na segunda-feira (13), para criticar a manutenção da taxa de juros básicos em 13,75% ao ano por parte do Banco Central (BC). Ela disse ser preciso enfrentar o “discurso mercadocrata dos ricos”, em relação ao risco fiscal que, segundo ela, é “uma mentira corroborada pelo BC".

“Está na hora de enfrentarmos esse discurso mercadocrata dos ricos desse país, que temos risco fiscal. Qual risco? De não pagar a dívida? Mentira. Nossa dívida é toda em reais, numa proporção razoável do PIB. Ainda temos as reservas internacionais, deixadas pelo PT. Eles mentem, e o Banco Central, uma autarquia do Estado brasileiro corrobora com a mentira, impondo um arrocho de juros elevados ao Brasil. Isso tem que mudar”, disse Gleisi. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda segundo ela, é preciso “parar de ter medo de debater política econômica, seja ela monetária, fiscal ou cambial e tentar nos acomodar àqueles que querem assim ou pensam assim”. A presidente do PT também ressaltou que “não há acomodação possível diante de 33 milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome, diante de tantas famílias destruídas pelo desemprego”. 

Gleisi ressaltou ser “papel irrecusável do PT, tanto a solidariedade e o apoio quanto o debate crítico e leal das políticas do novo governo, em todas as áreas, inclusive no terreno econômico; debate que setores atrasados e poderosos pretendem interditar, como se fossem senhores absolutos da razão e da técnica”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais cedo, o PT havia aprovado uma resolução orientando as bancadas na Câmara e no Senado a convocar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, para prestar esclarecimentos ao Congresso sobre as razões da manutenção da taxa de juros em patamares elevados. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO