Governo Bolsonaro não será capaz de promover crescimento da economia, diz Bresser-Pereira

"Os liberais que estão no poder não têm a menor intenção de mudar nada", afirma o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira. "Nós vivemos aqui desse jeito com os liberais. Isso é a estagnação a longo prazo”, ressalta

Luiz Carlos Bresser-Pereira
Luiz Carlos Bresser-Pereira (Foto: 247)

Brasil de Fato - O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira acredita que o governo Bolsonaro não conseguirá promover o crescimento da economia do país nos próximos anos.

“Os liberais que estão no poder não têm a menor intenção de mudar nada. Eles vivem no chamado mundo do Doutor Pangloss, aquele personagem do Voltaire, um professor que acha uma maravilha todas as coisas horríveis que vê. Nós vivemos aqui desse jeito com os liberais. Isso é a estagnação a longo prazo”, diz, em entrevista ao jornalista Rodolpho Gamberini, do canal Planeta Azul.

Segundo o economista, um grave problema é que não há demanda atualmente no país. “Não tem demanda. Você tendo juros baixos, que é a situação normal, e também a taxa de câmbio competitiva, que é a situação que deve estar sempre garantida pelo governo, se houver demanda você cresce. O que acontece é que nós tivemos a crise, e um desemprego de 12%, ou 13% da população, que ainda está aí, é uma vergonha. E tinha de aumentar o investimento público para criar demanda. E o governo só está preocupado em cortar despesas. Isso não funciona, é uma coisa absurda”, afirma.

Indagado também se uma reforma tributária vai proporcionar distribuição de renda no país, Bresser-Pereira diz que não. “Eu acho que não, não é esse o objetivo.”

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247