CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

TCU é contra Bolsonaro querer aumentar energia para beneficiar agronegócio

TCU se posicionou de forma contrária a ideia do governo Jair Bolsonaro de retomar o subsídio nas contas de luz para beneficiar o agronegócio, que foi derrubado no ano passado pelo governo Michel Temer; segundo o TCU, a reintrodução destes subsídios estão "completamente desalinhados" com a legislação do setor e a Constituição

TCU é contra Bolsonaro querer aumentar energia para beneficiar agronegócio (Foto: Paulo Santos / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Tribunal de Contas da União (TCU) se posicionou de forma contrária a ideia do governo Jair Bolsonaro de retomar o subsídio nas contas de luz para beneficiar o agronegócio, que foi derrubado no ano passado pelo governo Michel Temer. Segundo o TCU, a reintrodução destes subsídios estão "completamente desalinhados" com a legislação do setor e a Constituição.

Os subsídios embutidos nas contas de luz chegam a R$ 20 bilhões, sendo que 17% deste montante são destinados aos produtores rurais. Pelo decreto do ano passado, o benefício concedido ao setor começaria a ser reduzido neste ano até chegar a zero em um prazo de cinco anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O agronegócio, porém, iniciou a pressão um mês após o decreto ser publicado. Na semana passada, o líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que o governo Bolsonaro revogaria o decreto.

No parecer que considera a retomada do subsídio ilegal, o ministro Aroldo Cedraz, relator do caso, acatou um parecer de técnicos do órgão que apontava falhas e vícios na taxa dde gestão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cobrada dos consumidores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O entendimento é que o benefício voltado para o agronegócio deve ser custeado com recurso do Orçamento Geral da União, já que não está ligado com a política energética nacional.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO