As ofertas das vitrines na palma da mão

Aplicativos mostram onde estão as liquidações e promoções no varejo offline perto de você, do shopping à farmácia

As ofertas das vitrines na palma da mão
As ofertas das vitrines na palma da mão (Foto: Shutterstock)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Luciane Macedo _247 - Ninguém gosta de perder uma boa oportunidade de compra, desde aqueles produtos em oferta nas grandes redes de farmácias e supermercados até as liquidações em lojas favoritas. Difícil é saber quando os produtos que a gente quer estão custando mais barato e se o varejo fica perto de casa ou do trabalho. Afinal, pouco adianta ter de ir muito longe, já que a distância pode inviabilizar a vantagem do preço mais em conta. Mas já existem aplicativos que levam as ofertas das vitrines do varejo offline até o consumidor. É o mundo mobile que começa a impulsionar as vendas no "mundo real". Como um shopping na palma da mão, eles avisam os usuários de smartphones e tablets quando existe uma boa pechincha de interesse ao seu redor.

O Guiato, aplicativo para iPad, iPhone e smartphones Android, e que também funciona na internet, localiza promoções com base no interesse de compra e na localização do consumidor, a um raio de distância do CEP informado por ele. A plataforma estende para os canais web e mobile as mídias promocionais do varejo, com folhetos e catálogos, mas eliminando dois inconvenientes: o de um timing errado (produto em promoção não é de interesse do consumidor naquele momento) e o da localização (varejo não tem unidade próxima). É possível pesquisar as ofertas por categoria de produto, por loja ou ver todas as promoções que estão por perto.

"Nossa tecnologia permite muito mais que apenas localizar o consumidor, conseguimos gerenciar a visibilidade de um folheto de um varejista loja por loja e definir um raio ao redor de proximidade do consumidor", explica o CEO da Guiato no Brasil, o alemão Samuel Artmann. "Aumentando o alcance da promoção aos consumidores interessados, obviamente a probabilidade de a pessoa entrar na loja é bem maior", assinala. "Com folheto físico, o varejista empurra a mídia ao consumidor sem saber se ele está interessado ou, então, chega ao consumidor com a promoção errada na hora errada. Nós entregamos o produto em promoção que a pessoa está procurando e apontamos a loja mais próxima".

Só em São Paulo, já são mais de cem varejistas cadastrados em menos de uma semana desde o lançamento da startup e da plataforma Guiato no Brasil, no último dia 3 de julho. O serviço que se vale da geolocalização do consumidor para levar até ele produtos desejados e mais baratos surgiu na Alemanha, há três anos, e explodiu em popularidade. "Quase todos os grandes varejistas aderiram na Alemanha, que tem o varejo mais competitivo do mundo, e já somos líderes, com 20 milhões de visitantes ao mês", conta Artmann. Na Alemanha, a Guiato é parte do Bonial International Group, focado em soluções para o varejo tradicional. França, Espanha e Rússia também ganharam suas versões da plataforma Guiato. O aplicativo já é usado por 32 milhões de consumidores nestes países.

Além do Bonial International Group, a Guiato no Brasil tem entre seus investidores a A5 Investimentos e Flávio Jansen, co-fundador do Submarino. Junto com Artmann, que comanda as operações locais, eles apostam nas vendas ascendentes de smartphones e tablets para popularizar o acesso do brasileiro ao varejo através das plataformas mobile.

"Os consumidores das classes C e D já estão comprando smartphones e tablets em vez de computador, é uma onda que a gente está surfando e que vai alavancar os negócios", comenta Artmann. "O varejo no Brasil é muito dinâmico. Ao mesmo tempo em que os jovens consumidores adotam inovações mais facilmente, também o varejo está em busca de soluções em novas mídias", assinala o CEO da Guiato. "O Brasil vai aderir rápido às inovações que agregam valor ao negócio e ao consumidor".

Outro aplicativo que ajuda o consumidor a ficar por dentro de promoções no varejo, só que este com mais tempo de mercado e voltado aos shoppings, é o MallGuide.me. Com base na localização do usuário, o aplicativo, para iPhone e smartphones Android, permite que o consumidor encontre ofertas, serviços e produtos nos shoppings mais próximos.

Os mapas dos shoppings permitem rápido acesso às lojas e serviços, praças de alimentação e cinemas. Também é possível acompanhar as novidades das lojas favoritas e promoções exclusivas, além de ver um catálogo de produtos divulgados pelas marcas e fazer buscas por produtos, lojas e ofertas. O MallGuide.me ainda ajuda a localizar o carro no estacionamento e, recentemente, a programação dos cinemas nos principais shoppings começou a ser adicionada.

Desde o lançamento, em janeiro deste ano, o MallGuide.me já possui 206 shoppings cadastrados, totalizando 19 mil lojas. Há pelo menos um ou dois shoppings cadastrados em todos os Estados brasileiros, com exceção de Rondônia, Amapá e Roraima -- que deve ganhar seu primeiro grande shopping, localizado na capital, Boa Vista, em setembro de 2013.

Embora o aplicativo não tenha todas as promoções, visto que os lojistas se cadastram e escolhem as ofertas que querem divulgar, o canal de comunicação direta com o consumidor é um dos incentivos para a adesão. Os consumidores, por sua vez, podem usar o MallGuide.me para avaliar lojas, o que também ajuda os outros usuários do aplicativo a encontrarem as melhores experiências de compra.

Só no primeiro trimestre de 2012, um em cada quatro internautas brasileiros usou o smartphone para fazer buscas online sobre empresas, produtos e serviços, e 52% disseram ter intenção de compra se houver a ferramenta adequada. Os dados são da pesquisa "Mobile market panel: comportamento do cliente da telefonia móvel", da Quanti Pesquisa de Mercado.

Guiato
iPad | iPhone | Android

MallGuide.me
iPhone | Android

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247