Bombeiros de Minas agora atendem pelo Twitter

“Atualmente, o canal no Twitter se constitui o principal meio de comunicação em tempo real do Corpo de Bombeiros, por se tratar de uma mídia que já era conhecida e que caiu no uso cotidiano da população”, ressalta o capitão Frederico Pascoal, assessor-adjunto de comunicação do Corpo de Bombeiros

Bombeiros de Minas agora atendem pelo Twitter
Bombeiros de Minas agora atendem pelo Twitter

Agência Minas - Contando com mais de 5,9 mil seguidores em todas as regiões do estado, incluindo veículos de comunicação, órgãos governamentais, entidades de assistência social, organizações não governamentais (ONGs) e a população em geral, o perfil do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na rede social Twitter tem se constituído em um dos principais meios de comunicação da corporação com a sociedade.

Embora tenha sido criado em setembro de 2010, o perfil passou a ser utilizado efetivamente a partir de julho de 2011. Porém, pelo fato de possibilitar comunicação mais ágil do que o site da corporação na Internet, o número de seguidores tem aumentado a cada dia por permitir a qualquer pessoa receber, em tempo real, comunicados sobre ocorrências que estejam sendo atendidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em outras cidades mineiras.

Também por meio da rede social, o Corpo de Bombeiros divulga informações sobre algum tipo de serviço que esteja sendo prestado à sociedade, o que contribui para a crescente ampliação do número de adeptos do recebimento de mensagens.

“Atualmente, o canal no Twitter se constitui o principal meio de comunicação em tempo real do Corpo de Bombeiros, por se tratar de uma mídia que já era conhecida e que caiu no uso cotidiano da população”, ressalta o capitão Frederico Pascoal, assessor-adjunto de comunicação do Corpo de Bombeiros. Ele explica que, diariamente, os servidores que trabalham no serviço de plantão 24 horas do CBMMG postam uma média diária de 30 mensagens, a maioria relativa ao atendimento de ocorrências de trânsito.

Só no primeiro semestre do ano passado, na RMBH, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender 5.064 acidentes. Desse total, 2.722 registros envolveram motociclistas, perfazendo uma média de 15 ocorrências/dia. Outros 1.465 acidentes envolveram outros tipos de veículos (carros, caminhõ es, carretas) e 877 atendimentos foram relacionados a atropelamentos.

“Com o aumento da frota de veículos em circulação, o número de acidentes na RMBH e em cidades de porte médio como Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros tem aumentado consideravelmente, além das ocorrências registradas nas estradas. Com a comunicação dos fatos em tempo real, a população e os veículos de comunicação ganham agilidade no acesso às informações”, ressalta o assessor-adjunto de comunicação.

Além de comunicados sobre os atendimentos prestados diariamente, o Corpo de Bombeiros também insere, na rede social, informações sobre serviços prestados à população, projetos sociais e campanhas de apoio à sociedade, entre elas o recebimento de donativos para vítimas de enchentes ou de estiagens prolongadas.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros ressalta que com a adoção do Twitter, além da agilidade no compartilhamento de informações, a corporação permite à população fiscalizar os serviços prestados. Além disso, em caso de acidentes, pessoas que estejam se deslocando para alguma região com registro de algum problema têm a oportunidade de mudar o percurso, evitando perda de tempo no trânsito.

“A informação recebida em tempo real contribui para agilizarmos a comunicação dos fatos e o atendimento a possíveis vítimas”, conclui o capitão Frederico Pascoal.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247