CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Centrais sindicais pedem apoio de Lula para asilo político de Julian Assange

Organizações e líderes da sociedade civil solicitam providências do presidente Lula em relação à extradição do jornalista

(Foto: Reprodução | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um comunicado conjunto assinado pelas seis principais centrais sindicais do Brasil (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, NCST e CSB) foi enviado presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando seu apoio e ações legais e diplomáticas em relação à concessão de asilo político ao jornalista Julian Assange, atualmente preso no Reino Unido. O documento destaca os recentes acontecimentos envolvendo a possível extradição de Assange para os Estados Unidos, onde ele poderia ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar informações verídicas sobre aquele país.

No comunicado, é proposto que o presidente Lula empreenda um esforço internacional, junto a outros países, começando pelos do Brics e do G20, para obter a aceitação do asilo político por parte do governo britânico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As centrais trabalhistas acreditam que, independentemente do resultado, esse esforço vigoroso em defesa de Assange contribuirá para reforçar a posição humanitária e progressista do governo brasileiro perante o mundo, como tem sido desde o dia 1º de janeiro de 2023.

Leia a nota na íntegra:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva,

Nós, abaixo assinados, cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades, vimos solicitar, respeitosamente, seu apoio, providências legais e diplomáticas no sentido do Brasil conceder, da forma a mais ágil possível, asilo político ao jornalista Julian Assange, hoje preso no Reino Unido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante dos fatos recentes envolvendo a extradição para os EUA – onde Assange poderá ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar fatos verdadeiros a respeito daquele país – um conjunto de profissionais, lideranças da sociedade civil e entidades iniciaram um movimento via redes sociais visando construir uma saída humanitária para o caso, hoje acompanhado de perto por toda a comunidade internacional. Vale ressaltar que Assange ficou exilado na Embaixada do Equador em Londres por sete anos e depois de preso está há outros quatro numa penitenciária, totalizando 11 anos sem liberdade.

Concretamente, propomos que Vossa Excelência promova um esforço internacional junto a outros países – a começar pelos do Brics e do G20 – com vistas a obter a aceitação deste asilo político por parte do governo inglês. Na mesma linha da iniciativa do Presidente Obrador, do México, em 2022, que fez pedido semelhante ao governo estadunidense, o governo brasileiro o faria diretamente ao Reino Unido, apoiado por personalidades mundialmente reconhecidas como o Papa Francisco, o ator Leonardo Di Caprio, a cantora Anita, o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, jornalistas ganhadores do Prêmio Pulitzer como Seymour Hersh e outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acreditamos que, independente do resultado, este esforço vigoroso em defesa de Assange contribuirá para marcar ainda mais a posição humanitária e progressista do governo brasileiro no mundo, como tem sido a nossa marca desde 1º de janeiro de 2023.

Certos de que a sensibilidade política, o senso de Justiça e o humanismo que sempre marcaram sua atuação irá influenciar na sua decisão em relação a assunto de tamanha gravidade, nos despedimos atenciosamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São Paulo, 28 de junho de 2023

Sérgio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Miguel Torres, Presidente da Força Sindical

Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

Moacyr Roberto Tesch Auersvald, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)

Antonio Neto, Presidente da CSB, (Central dos Sindicatos Brasileiros)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO