DATA AZ: Wellington Dias lidera em Parnaíba

Se a eleição fosse hoje o governador Wellington Dias (PT) teria 39,40% dos votos na pesquisa estimulada; o segundo colocado é o deputado estadual Dr. Pessoa, do Podemos, 11,40%; também na espontânea Wellington mantém a liderança, com 12%; na simulação de segundo turno o governador vence todos os adversários; ele tem a maior rejeição, mas de apenas 11%

DATA AZ: Wellington Dias lidera em Parnaíba
DATA AZ: Wellington Dias lidera em Parnaíba (Foto: Moreira Mariz)

Piauí 247 – Pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ, em Parnaíba, indica que se a eleição fosse hoje o governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, teria 39,40% dos votos, em pesquisa estimulada. Na espontânea, ele mantém a liderança, mas com um percentual de 12%, de acordo com reportagem do Portal O Dia.

O segundo colocado é o deputado estadual Dr. Pessoa, do Podemos, com 11,40%, a uma boa distância do tucano Luciano Nunes, terceiro colocado, que tem 4,20% na sondagem estimulada – praticamente o mesmo percentual de Elmano Ferrer, com 4%. Valter Alencar, do PSC, aparece em quinto, com 1,8%. Os demais candidatos não chegaram a um ponto percentual.

Brancos, nulos e eleitores indecisos somam na sondagem estimulada quase o mesmo percentual das intenções de votos dadas ao governador: 39%.

Espontânea

A vantagem de Wellington Dias sobre seus adversários é, individualmente, mais de 12 vezes maior. Ele tem 12% das intenções de voto, enquanto os demais não chegam a um ponto percentual. Pessoa aparece com 0,80%, Luciano Nunes tem 0,40%, mesmo percentual de Elmano e do ex-governador Zé Filho, que embora seja candidato a deputado estadual pelo PSDB foi citado na pesquisa.

Apesar da indecisão como uma regra, o cenário eleitoral é favorável ao governador. Numa simulação de segundo turno, Wellington Dias vence Dr. Pessoa (43,20% a 22,20%) e Luciano Nunes (47,60% a 14,60%).

Caso o segundo turno se desse entre Dr. Pessoa e Luciano Nunes, o candidato do Solidariedade venceria com 32,40% dos votos contra 13% do tucano, com uma surpreendente quantidade de não votos: nulos, brancos e eleitores indecisos, neste hipotético segundo turno, somariam 54,60%.

Rejeição

Embora seja o mais rejeitado entre os candidatos a governador, Wellington Dias não precisa ter razões para se preocupar com esse problema: somente 11% dos entrevistados dizem não votar no petista de jeito nenhum.

A rejeição do governador, no entanto, é pelo menos oito vezes maior que a dos adversários: Um percentual de 1,6% dizem não votar de jeito nenhum em Dr. Pessoa, enquanto 1,40% rejeita Elmano Férrer e 1,2% Luciano Nunes.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247