Doria usa cinco softwares de 'big data' para turbinar alcance nas redes

Prefeito tucano investe pesado nas redes sociais para fazer marketing político; João utiliza cinco softwares de inteligência artificial para analisar tudo o que é dito por ele nas redes sociais; apesar da forte presença nas redes, ViajanDoria parece pouco interessado em governar São Paulo e pouco tempo passa na capital paulista

28/06/2017- Brasília- DF, Brasil- A bancada do PSDB na Câmara se reúne com o prefeito de São Paulo, João Doria Foto: Wilson Dias/EBC/FotosPúblicas
28/06/2017- Brasília- DF, Brasil- A bancada do PSDB na Câmara se reúne com o prefeito de São Paulo, João Doria Foto: Wilson Dias/EBC/FotosPúblicas (Foto: Charles Nisz)

247 - O forte crescimento da influência do prefeito paulistano João Doria (PSDB) em menos de um ano de mandato é resultado de uma estratégia iniciada ainda nas prévias do partido. Hoje, Doria usa cinco softwares que usam 'big data' para fazer monitoramento e uma equipe de análise que avalia o impacto nas redes sociais de tudo o que ele posta nas redes.

Em janeiro de 2017, Doria usava a Promove Comunicação e passou a utilizar os serviços da Social QI. A Social QI trabalha com uma integradora que reúne "entre quatro e cinco" softwares de monitoramento, cujos nomes mantém em segredo. Em paralelo, utiliza programas da Stilingue, especializada em "processamento de linguagem natural".

Com esse software, a equipe de Doria “varre” as redes, coletando mensagens, interpretando os textos, de forma a identificar padrões em diversas redes sociais. Além de textos, a ferramenta também reconhece rostos, identificando memes. Outra vertente é a psicometria - análise de personalidade dos eleitores, útil na identificação de perfis que vão muito além de direita e esquerda e, por consequência, na formulação do discurso político.

Segundo o coordenador de redes sociais de Doria, Daniel Braga, dos 114 milhões de usuários únicos do Facebook no Brasil, 23,5% já interagiram com a página do prefeito, o maior percentual de uma lista de sete possíveis presidenciáveis. O segundo lugar é de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 7,1%.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247