Governador recebe homenagem em Assaré

O governador Camilo Santana foi homenageado com a comenda "Cidadão Amigo da Cultura Popular", na noite desta  quinta feira (5), durante a programação festiva de perpetuação da vida e obra do poeta cearense Patativa do Assaré, na cidade de Assaré,a  520 km de Fortaleza. Em sua passagem pela cidade, Camilo também inaugurou um sistema  simplificado de abastecimento de água da localidade de Sítio Volta e assinou  ordens de serviço para o abastecimento de água nas localidades de São José e Tamboril de Dona Leidir, em Assaré, além da comunidade de Acoci em Campos Sales.

 

O governador foi condecorado pela família de Patativa. “Para mim é muito simbólico, não só como governador do Estado, mas como cidadão, pois convivi com o poeta quando criança em Juazeiro do Norte. Portanto, é um momento de muita alegria e, mais ainda, tenho a honra de receber essa homenagem”, declarou o governador.

Na programação do aniversário, após a celebração realizada na Igreja Matriz, iluminada por fogos, o governador visitou o Memorial Patativa do Assaré - administrado pelas netas do escritor, Antônia e Fátima Sidrão -, onde pode conhecer mais da vida, além diversos prêmios e condecorações do artista. “Esse tributo é muito importante para que haja o resgate da história de vida e obra deste grande homem, escritor, pensador, poeta cearense”, destacou Camilo.

 Com a cidade lotada de admiradores, amigos e parentes do ícone da cultura cearense, todos compartilharam da felicidade de celebrar a cultura popular. “Nossa cidade é muita agradecida por tudo que o Patativa fez por nós. Levou não só o nome, mas a alma e o sentimento do povo dessa cidade”, revelou Francisco Matias, morador de Assaré há 70 anos e amigo do autor de “Vaca Estrela e Boi Fubá”.

 Durante a festividade, também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; deputado federal, José Guimarães; deputado estadual, José Ailton Brasil; secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; secretário da Cultura, Guilherme Sampaio; o prefeito da cidade de Assaré, Luis Samuel Freire, além de prefeitos, secretários municipais, reitores, vereadores e líderes da região.

 Abastecimento de água

O sistema simplificado de abastecimento de água de Sítio Volta inaugurado pelo governador, em Assaré, teve o investimento de cerca de R$ 180 mil. O equipamento vai levar água para 34 famílias que moram na região. A obra não só melhora a vida dessas famílias, mas garante o sustento e a economia local.O projeto  dá qualidade de vida para essas famílias. Além de valorizar o homem do campo, essa água traz benefício e renda para toda a região, fortalecendo e enriquecendo a agricultura local.

 As ordens de serviço de abastecimento de água nas localidades de São José e Tamboril de Dona Leidir, em Assaré, além da comunidade de Acoci em Campos Sales, totalizam juntas investimento de cerca de R$ 515 mil. Serão  beneficiadas 138 famílias da zona rural do Estado.

 

 Por Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247