HOME > Geral

Impeachment de Bolsonaro depende de Trump, afirma cientista político

A avaliação é de Mathias Alencastro, doutor em ciência política pela Universidade de Oxford. "Bolsonaro estaria indefeso perante um Joe Biden eleito com a promessa de restaurar o multilateralismo e priorizar a luta contra o aquecimento global"

Trump trata Brasil como cobaia e estimula Bolsonaro a prosseguir com discurso da cloroquina (Foto: REUTERS/Carlos Barria)

247 - "As implicações das eleições norte-americanas de novembro deveriam ser um tema central no debate sobre o impeachment de Bolsonaro", analisa Mathias Alencastro, doutor em ciência política pela Universidade de Oxford. O texto foi publicado em coluna no jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o estudioso, "Bolsonaro estaria indefeso perante um Joe Biden eleito com a promessa de restaurar o multilateralismo e priorizar a luta contra o aquecimento global".     

"A sociedade brasileira precisa aguardar para abrir um processo dramático contra um presidente que pode sofrer um revés decisivo em poucos meses? Ou, pelo contrário, o impeachment deve avançar agora porque a janela de oportunidade pode ser fechada em novembro"?