Reforma da Estação Elevatória de Esgoto Riverside é inaugurada

A empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento da capital piauiense, inaugurou, nesta quinta-feira (18), a revitalização Estação Elevatória de Esgoto Riverside; o objetivo é melhorar as condições de atendimento de esgoto para 100 mil pessoas na capital piauiense

O governador do Piauí, Wellington Dias, participa de debate sobre energia eólica no país, durante a 6ª edição do Brazil Windpower (Fernando Frazão/Agência Brasil)
O governador do Piauí, Wellington Dias, participa de debate sobre energia eólica no país, durante a 6ª edição do Brazil Windpower (Fernando Frazão/Agência Brasil) (Foto: Charles Nisz)

Piauí Hoje - A empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento da capital piauiense, inaugurou, nesta quinta-feira (18), a revitalização Estação Elevatória de Esgoto Riverside. A obra, localizada na Avenida Raul Lopes, zona leste de Teresina, é responsável pelo bombeamento do esgoto até a estação na qual será tratado.

A solenidade de inauguração contou a presença do governador do Estado, Wellington Dias, bem como do secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, secretário da Segurança, Fábio Abreu e outras personalidades políticas.

A obra de revitalização da estação elevatória consistiu na substituição da laje piso, troca dos conjuntos moto-bomba, além da adequação elétrica dos painéis de comando e gerador. Os investimentos fazem parte do plano de ampliação e modernização das 16 unidades que compõem o sistema de abastecimento de água e esgoto de Teresina.

“Esta obra é um marco. 80% do nosso contrato é destino a obras de esgotamento sanitário. A estrutura existente não atendia a demanda local e gerava sérios impactos na vida das pessoas que aqui residem e trabalham”, destaca Ítalo Joffily, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Com essa obra, a empresa garante as condições de atendimento de esgoto a uma população de aproximadamente 100 mil pessoas dessa região da cidade, incluindo os shoppings. Nós hoje temos apenas 19% da cidade atendida com esgotamento, mas devemos, até 2020 chegar até 50%. Significa menos doenças, significa proteger nossos rios Poti e Parnaíba”, comemora o governador.

O objetivo do Governo do Estado é que, em até cinco anos, serão 472 mil pessoas beneficiadas e uma capacidade de tratamento superior a 800 mil litros por segundo. Para tanto, está prevista a implantação de 848 km de redes coletoras e ampliação de coletor tronco e coletores interceptores, evitando que esgotos desaguem em áreas protegidas.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247