CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Vagas abertas para oficina gratuita sobre Rotina de Cozinha Industrial do Projeto Ação de Rua SP

A iniciativa tem capacitado pessoas em situação vulnerável e agora está aberta a quem mais queira participar. Inscrições pelo canal @acaoderua.sp

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Oficina Rotinas de Cozinha Industrial, que está sendo ministrada pelo Projeto Ação de Rua SP em todos os sábados deste mês de maio, a partir das 8h no espaço cultural Nave Coletiva Cambuci (SP), está com vagas abertas para quaisquer pesssoas que queiram saber sobre o funcionamento de uma cozinha que produz refeições em grande escala e depois possa usar oconhecimento para ocupações profissionais. As ações acontecem na Rua R. José Bento, 106.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas. Segundo censo da Prefeitura de São Paulo divulgado em 2022, o percentual de mulheres em situação de rua cresceu de 14,8% do total dessa população, em 2019, para 16,6% em 2021. Do mesmo modo, a população trans/travesti/agênero/não binário/outros também aumentou: representava 2,7% em 2019, e agora, soma 3,1% da população nas ruas da cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ação de Rua SP é um projeto de alimentação solidária criado em 2020 durante a crise sanitária e econômica da pandemia da Covid-19, em que voluntários preparam pratos que fogem do convencional, com ingredientes de qualidade e variedade no cardápio. Além do preparo e distribuição de comida de boa qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade que estão nas ruas da capital paulistana, o Projeto também capacita pessoas que estão nessa condição social, mas conseguem e querem encontrar uma ocupação profissional. O objetivo é ajudar na inclusão social delas.

Com a Oficina Rotinas de Cozinha Industrial,que está sendo desenvolvida por meio do edital chamado Ocupa Nave - que cede ocupação do espaço da entidade para iniciativas sociais ou ligadas à cultura - o Ação de Rua SP está conseguindo aumentar sua produção de refeições de 200 para mais de 350. Essa é a quantidade de Marmitas que posteriormente serão entregues para pessoas vulneráveis, na região central da cidade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ação de Rua SP dá sequência a uma capacitação para trabalhar em cozinha, que vem sendo realizada desde o ano passado, já com alunos formados e fazendo parte integrante do projeto. "Conseguimos fazer uma primeira capacitação com um apoio que recebemos e agora, ocupando a cozinha da Nave, podemos incluir mais pessoas ministrando uma oficina. Queremos dar a quem necessita a oportunidade de qualificação em um serviço no qual podem trabalhar de forma remunerada", comenta Katia Ciccone, coordenadora do Ação.

Muitas das mulheres em situação de vulnerabilidade nas ruas, são mães. Conforme estatísticas do IBGE, mais de 48% dos lares têm como arrimo de família, mulheres. E existe um contingente de pelo menos 11 milhões de mães solo. Essas mães são as mais afetadas durante uma crise econômica, pandêmica ou de desemprego. Entre a população que vive nas ruas da cidade de São Paulo elas representam 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ao conviver lado a lado com pessoas em situação extremamente vulnerável é possível notar a falta de um sonho coletivo, por isso acreditamos que a circulação dessas pessoas dentro de um espaço tão plural, que abriga tantos coletivos e ativistas, pode ser uma força motriz de conscientização, união e novas ideias”, comenta Katia.

Sobre a capacitação, ela pontua que desde o início o Ação de Rua SP é tocado por voluntários e espera poder contar com mais colaboradores "Temos alguns já incorporados à nossa equipe. São pessoas que poderão aproveitar as técnicas que têm aprendido com a gente, para trabalhar como cozinheiros e em outras funções e que passarão a fazer parte do combate à fome dos vulneráveis de São Paulo", conclui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

OFICINA Rotina de Cozinha Industrial na NAVE COLETIVA 

Na oficina é possível aprender coo funciona uma rotina industrial, com preparação de grande quantidade e variedade de refeições), desde a separação dos ingredientes do cardápio, preparo dos alimentos, passando pela organização da cozinha (funções-trabalho em equipe), até a entrega dos pratos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

QUANDO: Sábados, a partir das 9h. 

ONDE: Espaço Nave Coletiva - R. José Bento, 106 - Cambuci, São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

COMO PARTICIPAR: Preencher formulário disponível na Bio da página @acaoderua.sp e no site da Nave Coletiva.

Mais informações sobre inscrição via mensagem pelo e-mail: acaoderuasp@gmail.com 

Sobre o projeto ação de rua SP

O Ação de Rua SP é um projeto de alimentação solidária que começou a ser desenvolvido em meio à crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de covid-19 no Brasil, quando ficou evidente que as pessoas em situação de vulnerabilidade social seriam as mais afetadas. O projeto nasceu com o desejo de oferecer comida gostosa e variada preparada com ingredientes de boa qualidade e técnicas diversas. Os cozinheiros participantes se empenham em preparações que fogem do básico, como ragu de pernil com polenta, chilli texmex, frango thai, feijoada, bobó de camarão, bacalhau e galinhada. A intenção é elaborar refeições que não apenas alimentem, como também despertem emoções positivas, conforto e bem-estar. O Ação de Rua SP também trabalha pela reintegração social de pessoas vulneráveis e busca apoio de empresas e entidades para colocar em prática atividades afins.

Sobre a NAVE Coletiva

A NAVE Coletiva é um lugar de encontro de lutas e causas. Baseada em tecnologia coletiva, o espaço é multifuncional e tem recebido festivais, cursos, workshops, shows, festas, espetáculos de teatro, audições musicais, debates e palestras de personalidades como Caetano Veloso, Majur, Guilherme Boulos, Benedita da Silva, Fernando Haddad, Arnaldo Antunes, Erika Hilton, entre outros. Localizado no Cambuci, o espaço possui 4 mil metros quadrados. O edital de cessão de espaço “Ocupa NAVE 2023” contempla diversas linguagens como teatro, cinema, artes visuais, música, design, moda e gastronomia; atividades de formação como oficinas, debates, rodas de conversa, seminários, aulas e reuniões; pesquisa e desenvolvimento de projetos com uso de tecnologias; ensaios e reuniões e eventos de gastronomia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO