CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Meio Ambiente

Atingidos pela tragédia de Mariana têm reunião pela reabertura das negociações para um acordo

Na reunião também serão discutidos os valores insuficientes apresentados pelas mineradoras para a devida reparação aos atingidos

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, 247 - Começa às 14h desta segunda-feira (18), no edifício sede do TRF6 - na Av. Álvares Cabral, n. 1805, Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG -, a reunião em que a Comissão Externa para Fiscalização de Barragens apresenta relatório final ao TRF-6 e debate a interrupção das negociações para um acordo sobre a tragédia de Mariana. A reunião será com o desembargador Ricardo Rabelo e pretende que haja uma repactuação. Os trabalhos serão conduzidos pelo coordenador do colegiado, deputado Rogério Correia (PT-MG), e o deputado Pedro Aihara (Patriota-MG).

Outro intuito da agenda será debater os valores insuficientes apresentados pelas mineradoras para a devida reparação aos atingidos, já que o TRF-6 conduz as negociações. A proposta está muito aquém do que foi oferecido pelos governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com isso, as negociações ficaram interrompidas, já que Vale, BHP e Samarco se negam a rever as propostas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O relatório de autoria do deputado federal Hélder Salomão (PT-ES) recomenda a ativa participação dos atingidos na repactuação. Outros pontos de destaque no documento são a aplicação dos recursos exclusivamente nos municípios atingidos e a sugestão de um novo modelo de governança do acordo, sob coordenação do governo federal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO