A intolerância à imprensa

Os políticos são pessoas públicas e estão sujeitos à vontade social da fiscalização popular, que é de interesse coletivo. A imprensa é a tribuna onde o interesse coletivo se manifesta livremente

Qual é a explicação para a atitude covarde de certas pessoas que, agarradas à barra-da-saia dos tribunais, reagem ao dever de um jornal informar seus leitores sobre a realidade dos fatos? Por que tentam dificultar o bom trabalho jornalístico a que se dedicam um editor e seus colaboradores? 

A resposta é evidente e sempre fica explícita após o resultado da contagem de votos nas urnas. No desespero que toma conta deles; alguns conhecidos personagens políticos, inconformados com a constatação de que estarão mais uma vez afastados de cargos públicos, para os quais sequer possuem condições constitucionais de poder concorrer; tentam impedir que sejam divulgadas as informações negativas e penalidades a que estão submetidos em diversos processos a que se sujeitaram, exatamente por não cumprir com os preceitos básicos da administração pública, o que torna-os inelegíveis perante a lei e políticos incompetentes perante os eleitores.

A liberdade de imprensa é uma liberdade civil essencial e é prevista como um direito fundamental da sociedade. É o direito consagrado de poder informar, de veicular as notícias relevantes e que possuam interesse público, sem que se descuide do compromisso primordial com a verdade dos fatos que são transmitidos à opinião pública. 

Pelo texto constitucional, a regra do jornalismo é a liberdade em poder transmitir notícias que sejam de interesse comum da sociedade. O direito de se poder publicar informações verdadeiras é um direito da liberdade que caracteriza-se essencialmente por ser dirigido a todos os cidadãos, independente de suas convicções políticas, religiosas, ou filosóficas. 

A liberdade de informação não é simplesmente a liberdade do dono da empresa jornalística ou do jornalista. A liberdade destes é reflexa, no sentido de que ela só existe e se justifica, na medida do direito dos indivíduos a uma informação correta e imparcial.

Os políticos são pessoas públicas e estão sujeitos à vontade social da fiscalização popular, que é de interesse coletivo. A imprensa é a tribuna onde o interesse coletivo se manifesta livremente.

Quando os interesses escusos de certos políticos já não conseguem mais obter o espaço que pretendiam ter para se expressar nos meios de comunicação, eles fazem uso das formas mais torpes de agressão e chantagem, tentando desacreditar os mesmos veículos de informação de que um dia se valeram para conquistar o poder do qual foram afastados.

Diante da necessidade do bom jornalismo, que é a de publicar o que alguns não querem que seja publicado, eles se insurgem contra a empresa jornalística que difamam e tentam tumultuar a rotina de quem trabalha para informar os seus leitores, agredindo os responsáveis pelas publicações. 

Como são pusilânimes, fogem de um enfrentamento leal e procuram criar todo tipo de anteparo jurídico possível, numa vã tentativa de evitar o escárnio e humilhação a que estão sujeitos ao sair de cena, sob os gritos do deboche e da execração pública.

A razão de ser da imprensa é oferecer espaço para o cultivo da diversidade de opiniões. Para sediar a saudável convivência das manifestações de pessoas de todas as etnias, credos, opiniões e ideologias. Ela é um espaço para o debate das ideias, que deve ser estimulado. A oposição, as divergências e as discordâncias, são encaradas como sinal de riqueza intelectual. 

As páginas publicadas dos noticiários, devem se constituir no registro histórico dos relevantes acontecimentos políticos, que permitem a construção soberana desde simples agrupamentos sociais até a consolidação de grandes nações. 

Se a liberdade de imprensa foi conquistada após séculos de perseguições, sacrifícios e toda sorte de entraves políticos, ela já não corre mais o risco de ser extinta. Ao contrário da carreira de políticos venais e os seus seguidores oportunistas de plantão, que sempre estará ameaçada.

-- 
José Carlos Alcântara

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247