China responsabiliza Canadá por dificuldades em relações bilaterais

As relações China-Canadá estão passando por sérias dificuldades, e o lado canadense é o único responsável por isso, afirmou na quinta-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores

O porta-voz da Chancelaria chinesa, Geng Shuang 
O porta-voz da Chancelaria chinesa, Geng Shuang  (Foto: Paulo Emílio)

Diário do Povo - As relações China-Canadá estão passando por sérias dificuldades, e o lado canadense é o único responsável por isso, afirmou na quinta-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Geng Shuang fez a afirmação em uma coletiva de imprensa quando perguntado sobre as observações do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de que o governo canadense não iria "recuar" nas disputas com a China.

Instando o lado canadense a refletir sobre seus erros, Geng disse que o Canadá deve tratar seriamente a solene posição e as preocupações da China e imediatamente libertar Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei.

Geng também criticou a série de comentários equivocados do Canadá sobre Hong Kong, dizendo que os assuntos de Hong Kong são assuntos internos da China e não admitem interferências de nenhum outro país, organização ou indivíduo.

"Esperamos que o lado canadense possa cumprir a lei internacional e as normas básicas das relações internacionais, e parar de se intrometer nos assuntos internos da China", disse ele.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247