Coronavírus já circulava na França em novembro de 2019, aponta estudo francês

Segundo o pesquisador Fabrice Carrat, os resultados encontrados sugerem que entre novembro e dezembro de 2019, a taxa de contaminação na França já é da ordem de um caso por mil

(Foto: Charles Platiau / Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Um estudo de pesquisadores franceses mostra evidências de que o vírus SARS-CoV-2 já circulava na França em novembro de 2019.

Segundo o trabalho, publicado no sábado, 6, no European Journal of Epidemiology, a equipe de pesquisadores liderada pelo professor Fabrice Carrat, diretor do Instituto Pierre-Louis de Epidemiologia e Saúde Pública (Inserm, Universidade Sorbonne), analisou amostras de soro coletadas rotineiramente em 9.144 adultos na França.

Eles identificaram 353 participantes com um teste anti-SARS-CoV-2 IgG positivo, entre os quais 13 foram tiveram amostras coletadas entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. 

"As investigações em 11 desses participantes revelaram experiência de sintomas possivelmente relacionados a uma infecção por SARS-CoV-2 ou situações de risco de exposição potencial a SARS-CoV-2. Isso sugere a circulação precoce de SARS-CoV-2 na Europa", diz o resumo do estudo. 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email