CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Egípcios ignoram boicote e fazem fila de 3 km para votar

Votao foi prorrogada por duas horas para atender uma participao maior do que o previsto na escolha do novo governo ps-Mubarak

Egípcios ignoram boicote e fazem fila de 3 km para votar (Foto: Goran Tomasevic/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - As primeiras eleições desde a revolta popular que derrubou o regime de 30 anos do ex-presidente Hosni Mubarak se anunciavam tensas. A onda de protestos contra a Junta Militar, que comanda o Egito desde a queda do antigo regime, ameaçou boicotar o pleito. Nos últmos dias, a revolta popular deixou 42 mortos e mais de 2 mil feridos. Mas o que se viu nesta segunda-feira foi um comparecimento pacífico em massa às urnas.

Os egípcios chegaram a enfrentar até três quilômetros para participar da votação. A Alta Comissão Eleitoral afirmou que as legislativas tiveram participação maior que o previsto e decidiu prorrogar em duas horas a votação. Os colégios eleitorais abriram às 08h00 (04h00 de Brasília) e fecharam às 21h00 locais (17h00 de Brasília). O movimento da Irmandade Muçulmana, a força política mais bem estruturada do país, formou um partido, "Liberdade e Justiça", para se apresentar a esta votação da qual espera ser o grande vencedor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O pleito desta segunda-feira ocorreu em um terço dos estados do Egito - englobando 17,5 milhões dos quase 40 milhões de eleitores potenciais - particularmente Cairo, Alexandria e Luxor. Cada turno dessas eleições ocorre durante dois dias, fazendo com que os centros de votação permaneçam abertos na terça-feira.

O voto pela Assembleia Popular (Câmara dos Deputaods) ocorrerá até 11 de janeiro e os resultados completos serão conhecidos dois dias depois. Posteriormente, de 29 de janeiro a 11 de março, serão realizadas eleições em Shura, a câmara alta consultiva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO