Embaixador do Brasil em Paris boicotou homenagem a Marielle

Documentos e mensagens revelam que, sob o governo de Jair Bolsonaro, o embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, cancelou participação em eventos que homenageavam Marielle Franco

(Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, cancelou a sua participação em um evento em Paris com acadêmicos ao descobrir que haveria uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio. A informação é do jornalista Jamil Chade, do UOL.

Telegramas internos enviados pelo diplomata ao Itamaraty, em Brasília, confirmam a informação. Nas mensagens constam 17 documentos que a chancelaria foi obrigada a fornecer, depois que bancada do PSOL solicitou oficialmente os telegramas internos, instruções e documentos sobre possíveis orientações do Itamaraty a seus postos no exterior sobre o que deve ser dito em relação à morte de Marielle.

"Convidado para assistir à cerimônia de encerramento do Congresso, fui informado de que o evento ocorrerá em local cedido pela prefeitura de Paris, com a presença da prefeita Anne Hidalgo (Partido Socialista)", escreveu o diplomata. "Na ocasião, após a palestra final da conferência, deverá ser dada a palavra à prefeita para "prestar homenagem à brasileira Marielle Franco", acrescentou.

Na mensagem, o diplomata relatou ainda que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, tornaria pública a localização de jardim da capital francesa que recebeu oficialmente o nome da vereadora brasileira.

"Ante o exposto, tomei a iniciativa de cancelar minha participação no referido evento", disse o embaixador. Diante da conduta do diplomata, o Brasil não foi convidado à inauguração de praça em Paris.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247