CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Israel acusa Hamas de bloquear saída de Gaza; grupo diz que sionistas e EUA controlam a lista

O governo brasileiro está em conversações com Israel para facilitar a saída de cidadãos brasileiros de Gaza

Passagem de Rafah (Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O movimento palestino Hamas não está permitindo que alguns residentes da Faixa de Gaza com dupla cidadania deixem o enclave, informou à agência Sputnik o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.

"Há milhares de pessoas, incluindo com dupla cidadania, que estão tentando sair [da Faixa de Gaza]. O Hamas não está deixando alguns deles saírem da região", disse o diplomata.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Israel não se opõe à saída de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza se eles não tiverem vínculos com o Hamas, acrescentou Haiat.

Ao mesmo tempo, o oficial disse que o posto de controle de Rafah, que está localizado na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza e está sendo usado para a evacuação de pessoas da área afetada pelo conflito, está atualmente fechado por motivos de segurança.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Anteriormente, na quarta-feira (8), o Hamas informou à Sputnik que não está impedindo que cidadãos estrangeiros deixem a Faixa de Gaza, mas as listas desses estrangeiros estão sendo compiladas por Israel e pelos Estados Unidos

Segundo o porta-voz do movimento, Basem Naim, "americanos e israelenses estão criando listas para aqueles que deixarão a Faixa de Gaza e que têm outra cidadania, então essas listas estão sendo enviadas aos egípcios e eles as estão enviando ao ministério do Interior para publicar no site oficial".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescentou que embora o Hamas não esteja desempenhando nenhum papel neste processo, não está impedindo que as pessoas deixem a Faixa de Gaza se assim o desejarem. 

O governo brasileiro está em conversações com Israel para facilitar a saída de cidadãos brasileiros de Gaza. Contudo, até o momento, os nomes dos brasileiros ainda não foram incluídos na lista diária daqueles autorizados a atravessar Rafah. Devido ao fechamento de Rafah, espera-se que a partida seja postergada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO