CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

'Mantenham o petróleo sob a terra', diz alto comissário da ONU para Direitos Humanos

"Os combustíveis fósseis podem nos levar à beira da extinção", disse Volker Turk

Volker Turk, Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU (Foto: ALAA AL SUKHNI/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Volker Turk, defendeu a necessidade da substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes de energia limpas e renováveis e criticou a possibilidade de o governo do Brasil explorar petróleo na Margem Equatorial.

“Precisamos de um fim equitável de combustível fóssil, de seu uso e exploração. Se há um apelo a ser feito, é o de mantê-lo sob a terra e encontre alternativas o mais rapidamente possível”, disse Turk, de acordo com a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com ele, o impacto resultante da exploração de petróleo na Margem Equatorial seria "para além de apocalíptico, um futuro distópico" que poderia resultar em um “deslocamento massivo, competição por recursos escassos”, em função do aumento do nível dos oceanos por causa das mudanças climáticas. “Já vemos isso acontecendo no Sahel e no Iraque", ressaltou.

"Os combustíveis fósseis podem nos levar à beira da extinção", destacou. "Preocupa-me o fato de que aqueles que tentam destacar o impacto prejudicial das mudanças climáticas e a necessidade de agir agora possam ser abafados por vozes poderosas que têm - na melhor das hipóteses - agendas mistas, inclusive em apoio ao uso contínuo de combustíveis fósseis”, disse Turk. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Óleo e Gás, divulgados pela revista Exame, os Estados Unidos ocupam o posto de maiores produtores de combustível fóssil do planeta, tendo produzido 16,58 milhões de barris de petróleo por dia em 2021, o que corresponde a 18% do total. O país é seguido pela Arábia Saudita, com 10,95 milhões de barris diários. No mesmo período, o Brasil ocupou a nona posição no ranking, com uma produção de 2,98 milhões de barris por dia. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO