CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Ministros das Relações Exteriores da Otan discutem intensificar aproximação com a Ucrânia

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, observou que todos os aliados acreditam que a adesão da Ucrânia à Otan é realista

Jens Stoltenberg (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - Os ministros das Relações Exteriores dos Estados-membros da Otan realizaram uma reunião informal em Oslo, na Noruega, para discutir o processo de aproximação da Ucrânia à aliança, incluindo a elevação da Comissão Otan-Ucrânia ao status de um Conselho Otan-Ucrânia, disse o secretário-geral, Jens Stoltenberg, na quinta-feira.

"O nosso foco hoje foi como podemos aproximar a Ucrânia da Otan, onde ela pertence... Também discutimos a atualização da Comissão Otan-Ucrânia existente para um novo Conselho Otan-Ucrânia. Este seria um passo significativo para estabelecer um conselho consultivo conjunto com a Ucrânia, sentando-se à mesa como iguais para discutir questões-chave para nossa segurança", disse ele a repórteres.

Stoltenberg observou que todos os aliados acreditam que a adesão da Ucrânia à Otan é realista, embora tenha evitado a questão de saber se Kiev receberá um convite oficial para ingressar na organização na cúpula anual de alto nível em julho. "Todos concordamos que o mais importante agora é garantir que a Ucrânia prevaleça como um estado soberano e independente", disse ele.

No final de setembro de 2022, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que Kiev estava se candidatando a uma adesão rápida à Otan. Stoltenberg, comentando a declaração de Zelensky, reiterou o compromisso da aliança com o direito de cada país de determinar seu próprio caminho e com a política de "portas abertas" da Otan, mas enfatizou que a aliança concentraria seus esforços em ajudar a Ucrânia a se defender.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO