Contra desmatamento, ONG norueguesa defende fiscalização na compra de produtos brasileiros
A Rainforest Foundation, que atua pela proteção de florestas tropicais, apontou o Brasil como exemplo de desmatamento e faz uma campanha para que fornecedores fiscalizem os produtos comprados do Brasil, certificando-se de que não são fruto de produtores que desmatam



247 - A ONG norueguesa Rainforest Foundation, que atua pela proteção de florestas tropicais, apontou o Brasil como exemplo de desmatamento e faz uma campanha para que fornecedores fiscalizem os produtos comprados do Brasil, certificando-se de que não são fruto de produtores que desmatam.
Inicialmente, o 247 noticiou que a ONG anunciou um boicote contra produtos brasileiros, com base em nota publicada pelo colunista Lauro Jardim, mas a entidade informou ao site que não defende esta ação, apenas a fiscalização na compra de produtos brasileiros, para que não tenham o desmatamento ilegal como origem.
Duas redes de mercado já aderiram à campanha: a Coop, uma das maiores do país, está trabalhando com as filiais na Suécia, Dinamarca e Finlândia para estabelecer uma política para a soja com o objetivo de reduzir o seu consumo e garantir cadeias de produção livres de desmatamento.
Representantes da entidade informam que tem conversando com os mercados e a indústria e que ambos estão cientes da importância de fiscalizar seus fornecedores. Além disso, a ONG defende que os importadores noruegueses exijam que toda a cadeia produtiva dos fornecedores seja livre de desmatamento, não só a parcela vendida para a Noruega.
"As redes de mercado devem dar um sinal claro publicamente que o desmatamento no Brasil é uma situação inaceitável. É responsabilidade dos mercados o que é vendido em suas lojas", disse o o chefe da campanha contra o desmatamento da ONG.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247