CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Secretário-Geral da ONU alerta que é necessário o mundo se preparar para enfrentar próxima pandemia

Ao mesmo tempo, o secretário-geral criticou o monopólio de vacinas por alguns países

Secretário-geral da ONU, António Guterres (Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (27) que o mundo deve se preparar para a próxima pandemia e agir com base nas lições aprendidas com a covid-19. 

Na sua mensagem emitida por ocasião do Dia Internacional de Preparação para Epidemias, comemorado nesta quarta-feira, o chefe da ONU comentou que quando chegar a próxima pandemia é necessário fazer um trabalho melhor, mas ressalvou que o mundo ainda não está preparado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele pediu para não permitir mais o acúmulo de vacinas, testes e tratamentos por parte de alguns países. 

“Devemos rejeitar o desastre moral e médico dos países que acumulam e controlam os suprimentos de saúde relacionados com a pandemia e garantir que todos tenham acesso a testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas. Devemos também fortalecer a autoridade e o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, sublinhou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Guterres, embora a covid-19 tenha deixado de ser uma  emergência de saúde pública, isso não significa que a doença deixe de ser uma ameaça global. 

A pandemia afetou centenas de milhões de pessoas, causou milhões de mortes e infligiu impactos devastadores à humanidade, observou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Os danos econômicos causados ​​pela pandemia perduram. Muitos sistemas de saúde estão em dificuldades. “Milhões de crianças estão ameaçadas por doenças depois de não receberem vacinas infantis de rotina”, disse Guterres. 

Para enfrentar esta situação, argumentou que o caminho a seguir passa pela cooperação global, melhorando a vigilância global sobre os vírus, fortalecendo os sistemas de saúde e concretizando a promessa da Cobertura Universal de Saúde. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Afirmou que estes esforços estão a avançar e, neste sentido, lembrou que a reunião de alto nível sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, realizada em setembro, terminou com uma declaração política sólida que complementa as negociações em curso para um acordo global sobre a pandemia. 

Tal como explicou o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom, na sua mensagem de final de ano emitida na véspera, este primeiro acordo visa melhorar a colaboração, a cooperação e a equidade na resposta a futuras pandemias. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O acordo ajudará a criar um mundo mais seguro e saudável com um sistema de resposta universal a surtos de doenças, acrescentou.

“Juntos, vamos aprender e agir com base nas lições aprendidas com a Covid-19, preparar-nos e construir um mundo mais justo e saudável para todos”, concluiu Guterres.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO