Trump diz que "eventual fraude" pode resultar em repetição da eleição, algo inédito nos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a votação pelo correio na eleição presidencial de novembro poderia resultar em fraudes e levar à realização de um novo pleito. “Vai acabar sendo uma eleição fraudada ou eles nunca sairão com um resultado”, disse

Trump diz que dados sobre emprego mostram "maior recuperação da história norte-americana"
Trump diz que dados sobre emprego mostram "maior recuperação da história norte-americana" (Foto: REUTERS/Tom Brenner)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que uma mudança em grande escala para a votação pelo correio na eleição presidencial de novembro poderia causar tantos problemas que as autoridades teriam que refazer a votação.

Trump tem dito, repetidamente e sem apresentar evidências, que uma votação universal pelo correio —algo que a maioria dos Estados não propôs fazer— levará a fraudes na eleição de 3 de novembro, quando ele enfrentará o candidato democrata, Joe Biden, que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto.

Trump não tem autoridade para remarcar a eleição. Uma repetição de uma eleição nacional nunca ocorreu nos mais de 200 anos em que os EUA realizam eleições, incluindo durante os períodos da Guerra Civil, da Grande Depressão e das duas guerras mundiais.

“Vai acabar sendo uma eleição fraudada ou eles nunca sairão com um resultado”, disse Trump a repórteres nesta terça-feira. “Eles terão que fazer isso de novo, e ninguém quer isso.”

Até metade dos votos nas eleições de novembro podem ser depositados pelo correio, em razão da crise do coronavírus nos Estados Unidos, afirmam especialistas eleitorais. Isso representaria uma elevação em relação a um quarto dos votos pelo correio na eleição de 2016.

O próprio Trump vota pelo correio.

Tal como ocorre com outras formas de votação, casos documentados de fraude em votos pelo correio são extremamente raros. Trump, no entanto, repetiu nesta terça-feira uma alegação que tem feito nos últimos meses, de que a votação pelo correio levará a uma grande fraude eleitoral.

Os Estados norte-americanos organizam as eleições presidenciais, e a maioria planeja enviar cédulas de votação pelo correio apenas aos eleitores que as solicitarem.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247