CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Turquia propõe comércio de moedas nacionais com a Rússia

Os dois países pretendem elevar o volume de negócios anual para 100 mil milhões de dólares

Presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Rússia, Vladimir Putin (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sublinhou a importância da mudança para moedas nacionais no comércio bilateral com a Rússia. Ele fez esses comentários durante sua reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Sochi, na segunda-feira.

“Acredito que o facto de os chefes dos nossos bancos centrais se reunirem aqui hoje é importante do ponto de vista de um passo para a transição para as moedas nacionais nas relações bilaterais entre nós”, afirmou o presidente turco. Putin, por sua vez, observou que o ritmo de desenvolvimento do comércio entre as duas nações continua positivo e que a cooperação económica está a diversificar-se para além dos sectores tradicionais, como a agricultura e a energia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Estamos muito satisfeitos que o volume do nosso comércio bilateral seja atualmente de 62 mil milhões de dólares e estamos a avançar em direção ao nosso objetivo de 100 mil milhões de dólares”, respondeu Erdogan. Apesar das diferenças geopolíticas, Moscovo e Ancara têm tentado aprofundar os laços económicos. Em Abril, Putin e Erdogan concordaram em encorajar investimentos mútuos e ajudar as empresas russas e turcas a entrar nos mercados uma da outra.

No ano passado, a Turquia e a Rússia assinaram um roteiro para a cooperação económica que prevê elevar o volume de negócios do comércio bilateral para 100 mil milhões de dólares anuais. As duas nações também concordaram em introduzir o rublo russo como moeda de liquidação no comércio bilateral, incluindo o pagamento pelo fornecimento de gás natural russo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO