Venezuela condena a 'prática antidiplomática' da Espanha por facilitar a fuga do ‘terrorista Leopoldo López'

O governo venezuelano diz que ao facilitar fuga de terrorista, Espanha viola a Convenção de Viena, que regula a prática diplomática

Leopoldo López
Leopoldo López (Foto: Manaure Quintero/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A Venezuela denunciou "a flagrante violação abrangente da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas pelo Governo do Reino da Espanha, ao facilitar, com notável cumplicidade, a fuga do terrorista Leopoldo López", afirmou o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.

“A violação inédita e contínua do tratado internacional que rege as relações civilizadas entre os Estados remonta, pelo menos, ao ano de 2017 e foi praticada em território venezuelano diretamente pelo embaixador espanhol credenciado em Caracas”, diz o comunicado da Chancelaria. 

O documento lembra que o embaixador da Espanha, Jesús Silva, foi expulso da Venezuela em 25 de janeiro de 2018 "por repetidas ingerências nos assuntos internos", mas em abril do mesmo ano seu retorno a Caracas foi acertado com as autoridades espanholas", sob um compromisso renovado de respeitar as leis venezuelanas e internacionais”. 

“Muito pelo contrário, a prática diplomática tendenciosa do representante espanhol tornou-se ainda mais notável, a ponto de abrigar sob uma figura inexistente e ilícita, na própria residência da Espanha, um fugitivo condenado pela Justiça venezuelana, responsável, entre outros crimes, pela morte e pelos ferimentos de centenas de venezuelanos em 2014 ", denuncia o governo venezuelano. 

O comunicado das autoridades venezuelanas vem depois da confirmação de que o líder do partido de direita Vontade Popular, Leopoldo López, chegou a Madri depois de deixar a residência do embaixador espanhol em Caracas, onde estava desde abril de 2019, informa a RT.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247